25 de abril de 2024 - 21:42

HomeVARIEDADESMini-temporada de espetáculo infantil terá seis apresentações online em abril

Mini-temporada de espetáculo infantil terá seis apresentações online em abril

Com seis espetáculos virtuais transmitidos ao vivo e online, o projeto “O Manual de Como Encontrar Um Bom Partido” será apresentado entre os dias 10 e 18 de abril, pela plataforma da Trupe do Fuxico no Youtube. As sessões acontecerão às 19h nos finais de semana (dias 10, 11, 17 e 18) e 21h durante a semana (nos dias 15 e 16) e contarão ainda, ao seu final, com uma roda de conversa virtual sobre empoderamento, dramaturgia cômica feminina, colorismo e padrões de beleza.

Durante o mesmo período, também estará em cartaz online, às 16h, a versão infantil do espetáculo, “Manual de Uma Princesa”, que reconta a história de forma lúdica e reduzida, inspirada nos contos de fadas. Todas as sessões terão acessibilidade em LIBRAS.
Com texto e atuação de Priscila Senegalho (Palhaça Funúncia), o projeto utiliza a palhaçaria para refletir sobre a liberdade de ir e vir da mulher no cotidiano, as limitações impostas pela sociedade e a questão de gênero.

Para isso, traz como protagonista uma personagem forte e decidida, que se opõe à versão de que o “final feliz” de toda mulher seja o casamento, fazendo-a manter relacionamentos muitas vezes abusivos pelo medo de ficarem sozinhas ou falta de autogestão financeira. A obra é fortemente influenciada pelo livro “A Mística Feminina” (1971), da ativista norte-americana Betty Friedan (1921-2006), que já investigava como foi construída e mantida a norma social que define a mulher a partir de uma existência frívola, consumista e devotada ao lar, ao marido e aos filhos, aos quais estaria fadada.

Em cena, Funúncia, uma MC que sonha em viajar o mundo com sua música, tem seus planos atrapalhados por um rádio, que entra em curto circuito e passa a dialogar com ela e trazer imposições e obstáculos ante o seu objetivo.

“Hoje vê-se clara a necessidade de aprofundar esta discussão, explorando reflexões quanto ao universo do cômico feminino e ‘obrigações’ que são impostas às mulheres, como vaidade, maternidade, falta de liberdade e aceitação do assédio”, comenta Priscila Senegalho.

Já na versão infantil, a mensagem é sobre como transformar os finais felizes dos contos de fada em finais libertadores, onde a princesa não precisa necessariamente ser liberta por um príncipe ou casar para ser feliz para sempre.

“O Manual de Como Encontrar Um Bom Partido” mostra, portanto, que é possível para uma mulher fazer suas próprias escolhas, impor respeito e ser livre – e não ser tratada como um “terreno”, que precisa ser ocupado a todo momento.

O espetáculo surgiu a partir de um número criado em 2016, com orientação de Luciano Tito. O número circulou por diversos festivais, convenções e casas culturais, pelo país e inclusive ganhou o prêmio de melhor cena no Festival “A noite dos Palhaços”, em São José dos Campos (SP) e que contava como jurados Luciano Draetta, Dani Majzoup e Adriano Laureano Zaca.  Desde então passou por modificações até chegar ao resultado final.

Em 2018 o espetáculo foi contemplado pelo Edital de apoio à Criação Artística na linguagem circense pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo circulando nos meses de Março e Abril de 2019 por escolas da periferia localizadas na zona leste de São Paulo. Após a apresentação os alunos participavam de uma roda de conversa para falar sobre o papel da mulher no mundo contemporâneo.

Em 2020 o espetáculo ganha uma versão online e é selecionado para participar do 1° Festival Online de Teatro em tempo real, sendo aclamado pela crítica. Já em dezembro de 2020 é contemplado pelo Projeto Emergencial Aldir Blanc, onde ganha aprofundamento com a entrada da diretora Juliana Bordallo, fundadora do Praiaças – Movimento de Palhaçaria Feminino de Santos e que também colabora como dramaturgista na peça.

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS