3 de maio de 2024 - 18:53

HomeDESTAQUES DO DIACircuito Sesc de Artes chega a Cajati e Sete Barras com atrações...

Circuito Sesc de Artes chega a Cajati e Sete Barras com atrações gratuitas

Mais duas cidades do Vale do Ribeira recebem um dos roteiros do Circuito Sesc de Artes 2024 neste fim de semana. Desta vez, a programação gratuita chega a Cajati e Sete Barras com atrações nas áreas de música, dança, circo, literatura, artes visuais e tecnologias. São espetáculos, intervenções, mediações de leitura, oficinas e vivências, abertas e com acesso livre para todos os públicos. Em Cajati será no sábado (dia 27), na Praça da Bíblia, das 16h às 20h. Em Sete Barras, a caravana estará no domingo (dia 28), na Praça da Matriz, também das 16h às 20h.

Realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo locais, o Circuito é um convite à população para desfrutar de um dia diferente e vivenciar novas experiências. Quem está de passagem, para e aproveita. E quem mora nas redondezas, também se junta à plateia. Em todo o estado, serão mais de 760 atividades, mais de 420 artistas em cerca de 480 horas de programação.

No Vale do Ribeira, são seis cidades contempladas nesta edição, com dois roteiros diferentes que atendem também cidades da Baixada Santista. Além de Cajati e Sete Barras, a caravana das artes vai passar por Jacupiranga (dia 4 de maio) e Ilha Comprida (dia 5 de maio). Já receberam as atrações as cidades de Cananéia e Iporanga.

Programação em Cajati e Sete Barras

Música
Com a orientação do grupo Rádio Sucata, que trabalha conceitos musicais, criativos e de sustentabilidade, os participantes da oficina Confecção de instrumentos musicais com recicláveis aprendem a fazer surpreendentes instrumentos musicais. Quem quiser, depois, pode reproduzir a atividade em casa, já que o material utilizado na prática é composto por objetos recicláveis de uso comum no dia a dia, como latas de biscoito e garrafas de refrigerante.

Entre uma atração e outra do Circuito quem comanda as pickups é o DJ Paulão, o Paulo Sakae Tahira, que há mais de trinta anos tem um trabalho reconhecido por ajudar na difusão da cultura afro-brasileira. Além de turnês no exterior, já se apresentou ao lado de artistas como Jorge Ben Jor, Elza Soares, Seu Jorge e Alceu Valença. O também radialista e curador, Paulão lançou uma compilação de samba rock e soul brasileiro por uma gravadora holandesa e realizou pesquisas discográficas para filmes e exposições.

Dança
Em cena, Adnã Ionara mostra uma coreografia baseada em simbologias afrodiaspóricas ligadas ao tempo e à memória. Além de Adnã, o palco é ocupado por músicos que interpretam, ao vivo, a trilha sonora. No solo, Cacunda dá nome a uma dança que mobiliza o tempo e suas curvas, questionando e celebrando o peso que carrega a existência. O espetáculo rendeu a Adnã Ionara – professora, intérprete, diretora de movimento e pesquisadora formada pela Unicamp – uma indicação ao prêmio APCA de Dança em 2023.

Circo
Na condução do espetáculo da Cia. Tempo, um divertido mestre de cerimônias apresenta seu número de palhaço bailarina e chama outros artistas ao picadeiro para mostrar exibições virtuosas de acrobacia, equilíbrio, malabarismo, mágica e dança. Cabaré Cyrklos acontece em formato de show de variedades, a encenação segue uma linha contemporânea para mostrar atrações tradicionais do circo.

Literatura
Para incentivar o público à leitura, nada melhor do que a ajuda de gente que lê e que gosta dos livros. Essa é a proposta do coletivo FestErê, formado por entusiastas das histórias e palavras, que apresenta à garotada narrativas com paisagens de muitos lugares, todas as curiosidades e crianças de múltiplas cores.

Artes visuais e Tecnologias
Cinco artistas das regiões do Vale do Paraíba e da Baixada Santista formam o Coletivo Catota, que promove intervenções urbanas para ressignificar espaços públicos e objetos do cotidiano. A oficina Dançantes animados, ensina a criar personagens articulados com papel e a usar a técnica do stopmotion para animá-los com movimentos que formam dancinhas divertidas. No final, os dançantes imaginados pelos participantes se reúnem em uma única projeção.

Central de Relacionamento Itinerante
Em cada cidade também terá um ponto de atendimento aos trabalhadores das empresas do comércio de bens, serviços e turismo e seus familiares para a emissão imediata e gratuita da Credencial Plena, seja pela primeira vez ou pedido de renovação. A relação completa de documentos necessários está disponível em sescsp.org.br/credencialplena.

Sobre o Sesc
O Sesc é uma instituição privada que promove o bem-estar social, o desenvolvimento cultural e a melhoria da qualidade de vida das pessoas que trabalham nos setores do comércio de bens, serviços e turismo, e da comunidade em geral. Por ser mantido pelas empresas dessas áreas, o Sesc considera como público prioritário seus trabalhadores.

Diário do Ribeira 

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS