30 de abril de 2024 - 02:48

HomeLITORALEstrada sem manutenção isola famílias caiçaras em Peruíbe

Estrada sem manutenção isola famílias caiçaras em Peruíbe

Moradores das comunidades da Barra do Una, Rio Verde, Grajaúna, Juquiazinho, Barro Branco, Perequê e outros núcleos situados em Peruíbe, nos limites da Estação Ecológica Jureia-Itatins, pedem melhorias na estrada de terra que liga estes recantos ao Bairro do Guaraú. Por este motivo, a deputada federal Rosana Valle (PSB) solicitou à Secretaria de Logística e Transportes do Governo do Estado de São Paulo a inclusão da ligação Guaraú-Barra do Una, em Peruíbe, no programa de manutenção das estradas vicinais.

São mais de 100 famílias de caiçaras, originários daquela região, que lá vivem desde antes da criação da estação. Todos dependem da ligação de 18 quilômetros para se locomoverem até Peruíbe, onde fazem compras de alimentos, remédios e buscam assistência médica.

O presidente da Associação de Pesca da Barra do Una (Apabauna), Edilson Souza da Silva, lembra que as famílias estão há mais de uma semana sem ônibus, sendo que uma gestante teve que andar quatro quilômetros até o local onde o veículo consegue chegar para dali seguir a Peruíbe fazer o exame pré-natal, pois o acesso até os núcleos está intransitável.

O morador da Barra do Una lembra que, antes, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) ainda fazia manutenção no local. Mas, depois, este trabalho ficou a cargo da Prefeitura, que não tem meios para deixar a estrada em bom estado.  Edilson lembra que moradores já morreram por falta de socorro devido às condições da estrada, que também serve aos turistas que frequentam Barra do Una e as cachoeiras do Paraíso e Perequê.

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS