29 de abril de 2024 - 18:03

HomeDESTAQUES DO DIACircuito Sesc de Artes 2024 percorre 122 cidades de São Paulo com...

Circuito Sesc de Artes 2024 percorre 122 cidades de São Paulo com mais de 420 artistas

Arte na rua para todas as pessoas. Esse é o propósito do Circuito Sesc de Artes, que traz uma extensa programação nas áreas de música, teatro, dança, circo, cinema, literatura, artes visuais e tecnologias para a edição 2024. Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas vão receber 75 trabalhos artísticos, entre espetáculos, intervenções, mediações de leitura, oficinas e vivências. Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos.

Realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo locais, o Circuito ocupa espaços públicos que tradicionalmente são pontos de encontro no município. O evento é um convite à população para desfrutar de um dia diferente e vivenciar novas experiências. Quem está de passagem, para e aproveita. E quem mora nas redondezas, também se junta à plateia. Em todo o estado, serão mais de 760 atividades em cerca de 480 horas de programação.

Para Luiz Deoclécio Massaro Galina, diretor do Sesc São Paulo, “o Circuito Sesc de Artes é uma iniciativa que proporciona novas trajetórias e roteiros, conectando residentes e visitantes e promovendo a sensação de pertencimento nas praças e espaços públicos”. Galina reflete que “essa experiência é essencial para fortalecer laços comunitários, visando democratizar o acesso cultural para mais pessoas”.

O Circuito é bem abrangente e acontece em diferentes territórios. Desde municípios da região metropolitana da capital com mais de 800 mil habitantes a estâncias do interior e litoral com apenas três mil residentes. O intuito é estender o alcance da ação do Sesc para além das cidades que contam com unidades da instituição.

A programação é o resultado do olhar atento de uma curadoria coletiva formada pelas equipes das 22 unidades do Sesc responsáveis pela produção e organização do Circuito. A partir de premissas como a diversidade, pluralidade e a representatividade para a escolha das atrações, a edição deste ano reúne desde um coletivo de circo composto só por mulheres a grupo de artes de Povos Indígenas. A cultura popular está presente com atividades que exaltam o frevo, a folia do reisado e as danças populares. Outro aspecto importante é a valorização da produção local. Em 2024, cerca de metade das atrações são oriundas do interior e litoral.

Para quem gosta de cinema, tem projeção em realidade virtual de curta-metragem brasileiro premiado no Festival de Veneza. Aos entusiastas da literatura, se preparem: as 122 cidades irão receber atividades desta linguagem artística que tem na palavra, a matéria-prima para a construção de histórias – de intervenções a mediações de leitura. Das opções de práticas manuais, há oficinas para inventores de todas as idades. E entre uma atração e outra, DJs comandam as pickups para manter a animação do público.

O Circuito Sesc de Artes tem como marca a pluralidade e por promover a circulação das atividades artísticas em todo o estado de São Paulo. Ao mobilizar trabalhos de diversas áreas e envolver centenas de profissionais, o projeto busca movimentar a cultura e economia criativa local.

 

Sesc Registro coordena a programação do Circuito Sesc de Artes 2024 em seis municípios da região

No Vale do Ribeira, o Sesc Registro organiza o Circuito em seis municípios da região: Cananeia, Iporanga, Cajati, Sete Barras, Jacupiranga e Ilha Comprida. Confira as datas e os locais:

 

20 de abril, sábado

Cananeia, na Praça Martim Afonso de Souza

 

21 de abril, domingo

Iporanga, na Praça Luiz Nestlehner

 

27 de abril, sábado

Cajati, na Praça da Bíblia

 

28 de abril, domingo

Sete Barras, na Praça Matriz

 

4 de maio, sábado

Jacupiranga, na Praça da Igreja Matriz

 

5 de maio, domingo

Ilha Comprida, na Praça do Boqueirão Norte

Diário do Ribeira / Grupo Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS