29 de abril de 2024 - 17:16

HomeDESTAQUES DO DIASesc São Paulo lança linha de produtos com foco em sustentabilidade

Sesc São Paulo lança linha de produtos com foco em sustentabilidade

O Sesc São Paulo apresenta um novo produto nas lojas de suas unidades a partir de abril. É a caixa de chá artesanal, produzida no Vale do Ribeira pelo Sítio Shimada e pelo Sítio Yamamaru, geridos por duas tradicionais famílias de descendentes de imigrantes japoneses da região de Registro/SP. Com edição limitada, o produto – orgânico e agroflorestal – está disponível na unidade do Sesc Registro, a partir de 13 de abril, e no Sesc Avenida Paulista, na capital, a partir de 25 de abril.

Esse é o primeiro item de uma nova linha de produtos que tem como foco a valorização do trabalho de comunidades, de técnicas artesanais e de saberes tradicionais que compõem os diferentes territórios em que as unidades do Sesc estão inseridas. A série é inaugurada pela unidade de Registro, apresentando o chá produzido com as folhas da Camellia sinensis (a planta do chá), cultura que marca a história regional e se entrelaça com a trajetória de imigrantes japoneses que chegaram ao Vale no início do século XX.

Para a gerente do Sesc Registro, Débora Rodrigues Teixeira, muito mais do que um item de mercado, o novo produto carrega um valor conceitual, histórico e cultural. “Este é um chá com contexto, que traz à tona e valoriza o trabalho artesanal de pessoas que resgataram e deram continuidade à tradição cultural e produtiva de toda uma comunidade da região”, destaca. “É um produto que conta histórias e mostra os cuidados das famílias Shimada e Yamamaru com a produção de um chá com aromas, sabores e terroir distintos, característicos de uma região cercada por Mata Atlântica como o Vale do Ribeira”, completa.

Na caixa: chá, tradição e cultura

A caixa de madeira contém sachês de chás verde e preto, cuidadosamente embalados, rotulados e identificados pelas próprias famílias na montagem de cada unidade. O produto conta também com um encarte/livreto com pesquisa e texto da jornalista Isabelle Moreira Lima, editora-executiva da Gama Revista, contando a história do chá no Brasil e no Vale do Ribeira, a relação do cultivo com a cultura japonesa, a história das famílias produtoras, a importância do terroir do chá de Registro, além de orientações sobre o preparo do chá, a harmonização com outros alimentos e os usos culinários do chá.

Compõem também o encarte/livreto seis receitas com chá – doces e salgadas – especialmente criadas pelas chefs Telma Shiraishi, representante oficial da gastronomia japonesa no Brasil, e Vivianne Wakuda, reconhecida por seu trabalho em confeitaria de São Paulo; o registro fotográfico feito pelo premiado fotógrafo Filipe Redondo (SP), realçando as pessoas, os ambientes, os utensílios e as paisagens que envolvem a cultura do chá; e as ilustrações de Carla Takushi, designer da cidade de Registro, que fazem referências às tradições e à cultura japonesa, à história do chá e ao modo artesanal de colheita e beneficiamento do produto.

A Capital do Chá e famílias produtoras: breve história

A cultura do chá, empreendida por imigrantes japoneses e seus descendentes, teve significativa participação na história e na economia de Registro e região. O pioneiro que plantou as primeiras sementes da variedade assam de Camellia sinensis no Vale do Ribeira foi o imigrante Torazo Okamoto, que chegou à região em 1919. O auge produtivo se deu entre as décadas de 1970 e 1980, com o chá dominando a paisagem regional, somando mais de 40 fábricas, o que tornou Registro uma grande exportadora do produto. Em 1984, uma lei aprovada na Assembleia Legislativa do Estado reconheceu a cidade como Capital Estadual do Chá. Mas a partir dos anos 1990, conjunturas econômicas interna e externa levaram ao declínio do cultivo e da produção.

As famílias Shimada e Yamamaru retomaram então as tradições que ligam a cultura do chá à colônia japonesa na região. No Sítio Shimada, a missão de resgatar o chá tradicional de Registro foi abraçada pela matriarca Elizabeth Ume Shimada, em 2014, então com 87 anos de idade. Hoje, aos 97, ela ainda brinda o público com sua presença em eventos de colheita dos brotos da Camellia sinensis. Quem está à frente da coordenação de todo o trabalho, especialmente a produção artesanal do Chá da Obaatian (vovó, em japonês), em sistema orgânico, é a filha Teresinha Shimada Ferreira.

No sítio dos Yamamaru, propriedade que fica na divisa entre os municípios de Registro e Sete Barras, os irmãos Kazutoshi e Miriam lideram o processo de recuperação e cultivo do chazal local e de difusão do Chá Agroflorestal ali produzido, mais de trinta anos depois de seus antepassados terem cessado o antigo cultivo. Com apoio e incentivo de projetos promovidos por organizações não governamentais na região, desde 2014 a família adotou o sistema agroflorestal, no qual a plantação de Camellia sinensis convive na mesma área com árvores nativas, como a palmeira-juçara, espécie símbolo da Mata Atlântica por sua importância para a manutenção da biodiversidade do bioma.

“Ter a história familiar e do chá na região contada em um belo material junto com o nosso chá orgânico criou a maior expectativa na família”, conta Teresinha Shimada Ferreira. “A iniciativa do Sesc é uma forma de divulgar ainda mais a cultura, a história e o nosso Vale do Ribeira!”, destaca. Para Miriam Yamamaru, a parceria com o Sesc São Paulo motiva as famílias a continuarem investindo na cultura do chá. “É uma grande satisfação poder oferecer essa bebida de qualidade, tão saudável e repleta de benefícios para a saúde. Temos uma profunda gratidão ao Sesc por reconhecer o valor de nosso produto e esperamos que mais pessoas adotem o hábito de consumir os chás da Camellia sinensis de nossa região”.

Sobre as Lojas Sesc

As Lojas Sesc estão presentes em 40 unidades, distribuídas em todo o estado de São Paulo, além da loja virtual no portal do SescSP. Por meio de seus diversos produtos, prolongam a experiência vivida dentro do Sesc para além de seus limites físicos.

Serviço

Caixa de Chá

Idealização e realização: Sesc São Paulo.

Lançamento:

Sesc Registro: 13 de abril, sábado, 10h.

Sesc Avenida Paulista: 25 de abril, quinta, 11h.

Produto disponível somente nas lojas do Sesc Registro e Sesc Avenida Paulista.

Preço: R$150,00.

Edição limitada.

Diário do Ribeira / Grupo Gazeta SP

 

 

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS