29 de abril de 2024 - 13:43

HomeBRASILPreço do arroz pode cair 20% nas próximas semanas

Preço do arroz pode cair 20% nas próximas semanas

O governo federal está com expectativa de queda de 20% no preço do arroz nas próximas semanas. Na quinta-feira (14), o presidente Lula teve uma reunião com ministros para tratar dos preços dos alimentos.

Nos meses de novembro e janeiro a alimentação e bebida foi o que mais pesou no cálculo da inflação. Por conta das condições climáticas os preços acabaram subindo. Texto conta com informações da Agência Brasil

O ministro, Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar disse que o aumento foi sazonal “É uma preocupação do presidente que a comida chegue barata na mesa do povo brasileiro. Todas as evidências é que já baixou. Teve uma diminuição de preço ao produtor e terá uma diminuição ainda maior de preços ao produtor”.

O governo espera que os preços sejam repassados para os consumidores pelas empresas atacadistas. O preço do arroz já deve ter a queda na virada do mês de março para abril, com a reposição dos estoques.

Plano Safra 2024/25

Foi discutido com os ministro as mudanças que serão feitas no próximo Plano Safra para incentivar a agricultura e a redução de preços, principalmente do arroz, feijão, milho, trigo e mandioca.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, relata que houve uma queda de 3,5% na produção de feijão mais que deve ser recuperada do terceiro ciclo do plantio.

“É bom a diversificação, mas a gente vai tomar medidas para que haja um incentivo da produção de arroz, feijão, trigo, milho e mandioca”, disse Fávaro.

O ministro ainda lembrou da importância da descentralização da agricultura no país

“O Brasil é quase autossuficiente [na produção de arroz], só que isso é concentrado no Sul do país. Então, quando a gente estimula o plantio de segunda a safra do Centro-Oeste, do Matopiba [região produtora entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia], estamos incentivando a ter arroz perto desses centros consumidores”

Para diminuir os preços o governo quer implentar algumas medidas

Facilitação de crédito
Formação de estoques públicos
Política de preço mínimo
Aumento de renda dos produtores
O principal objetivo dessas medidas é estimular a agricultura familiar.

O ministro ainda diz que na próxima semana o presidente Lula vai receber ao menos quatro representantes do agronegócio – fruticultura, cafeicultura, algodão e pecuária.

Outros ministros participaram da reunião como Rui Costa da Casa Civil, Fernando Haddad da Fazenda e o presidente da Conab, Edegar Pretto.

Diário do Ribeira / Grupo Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS