29 de abril de 2024 - 13:42

HomeBRASILDe onde veio e como chegou o Aedes aegypti no Brasil?

De onde veio e como chegou o Aedes aegypti no Brasil?

Você já acordou de madrugada com um zuum no ouvido? A sensação é péssima e o perigo pode ser iminente, já que isso pode ser um mosquito Aedes aegypti tentando te picar. Até a última semana, o inseto matou 60 pessoas no estado de São Paulo e outros 154 óbitos ainda estão em investigação pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Isso pode levar a pergunta: de onde veio o mosquito? Segundo infectologista, Larissa Tiberto, há tempos o mosquito da dengue tem gerado um histórico de mortes e epidemias no Brasil. Confira abaixo a história do Aedes aegypti no Brasil e o perigo que acompanha suas picadas.

Qual a origem do mosquito Aedes aegypti e como ele se dispersou pelo mundo?
Larissa Tiberto diz que o primeiro registro aconteceu em 1762. “O primeiro registro foi em 1762, inicialmente chamado de Culex (mosquito) Aegypti (Egito, região originária), só em 1818 que foi descrito como gênero Aedes. Já no Brasil, a introdução do mosquito Aedes aegypti impacta ao longo dos séculos no Brasil como uma séria ameaça à saúde pública, pois o mesmo mosquito é responsável pela febre amarela, chikungunya e zika vírus”, explica a infectologista.

Qual a principal hipótese científica de como o Aedes aegypti chegou ao Brasil?
Segundo a médica Larissa Tiberto, o mosquito se espalhou para regiões tropicais e subtropicais no século XVI, época essa que acontecia o período das navegações europeias pelo mundo. No Brasil é apontado que foi neste peíodo que se originou o mosquito. A profissional ainda ressalta que foi por meio de navios que traficavam escravos que o mosquito se introduziu no Brasil.

Considerando a dificuldade em erradicar o mosquito, quais as medidas mais eficazes para prevenir e controlar a proliferação do Aedes aegypti no Brasil?
Larissa Tiberto ressalta a importância de políticas públicas. “As medidas mais eficazes para erradicar o mosquito são: políticas para melhorar o saneamento básico e coleta de lixo, melhorar estratégias de comunicação com a população para que ela se mobilize a eliminar possíveis criadouro do mosquito em casa, capacitação e treinamento dos agentes de saúde, fumaças de dedetização e vacina contra a dengue”, aponta a infectologista.

Existe alguma relação entre o clima tropical do Brasil e a proliferação do Aedes aegypti?
Segundo a médica Larissa Tiberto, existe uma relação, já que o mosquito não resiste a baixas temperaturas. Ele precisa de água e calor. Aqui no Brasil a espécie facilmente se adequa ao clima tropical que temos. Juntando a alta temperatura e a  pluviosidade temos uma condição perfeita  para a reprodução do Aedes aegypti.

Diário do Ribeira / Grupo Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS