29 de abril de 2024 - 15:42

HomeBRASILO que é Tadalafila e quais os riscos de tomar o medicamento?...

O que é Tadalafila e quais os riscos de tomar o medicamento? Saiba mais

Em alta entre homens com disfunção erétil e também pelos que querem ganhar músculos, a Tadalafila coleciona adeptos a cada dia.

Há cerca de um ano a droga ganhou até uma música, interpretada pelo grupo de forró Barões da Pisadinha, com mais de 5 milhões de visualizações no Youtube. Indicado para disfunção erétil, medicamento foi o nono genérico mais vendido no Brasil em 2023, de acordo com a Associação Pró-Genéricos.

Entretanto, como acontece com todos os medicamentos, há riscos envolvidos para quem faz uso sem prescrição médica. Para Caio Eduardo Valada Pane, urologista do Hospital Bartira da Rede D’Or, “o que se vê na prática clínica é uma dependência psicológica do remédio, em que o indivíduo acostumado a tomar não se satisfaz com a sua performance sexual sem estar sob o efeito da medicação, ou seja, ele fica com uma ideia distorcida da normalidade.”, alertou o médico.

O que é o medicamento Tadalafila e para quê é usado?

“É uma droga da classe dos inibidores fosfodiesterase-5, que promove relaxamento da musculatura das estruturas do pênis responsáveis pela ereção, desse modo melhorando a circulação do sangue no pênis e facilitando a ereção”, explicou.

Para quais tipos de pacientes/situações o uso do medicamento é recomendado?

“Ele é indicado para tratamento inicial da disfunção erétil de causa vascular, em pacientes que apresentam quadro de impotência é a má circulação de sangue no pênis, e a falência dos mecanismos vasculares da ereção. Normalmente são pacientes mais idosos, com outras doenças cardiovasculares associadas. O uso em pacientes com disfunção erétil secundaria a causas psicológicas (ansiedade, estresse ou outros distúrbios psicogênicos) ou causas hormonais não é recomendado inicialmente, pois a droga não aumenta a libido e nem “acalma” o indivíduo. Para que ocorra a ereção, mesmo sob efeito da Tadalafila, é necessário haver desejo e estímulo sexual”, disse o especialista.

Por que o uso dele ficou tão “popularizado”?

“Existe uma tendência atual entre os jovens de se importarem muito com a performance sexual e física, deixando a satisfação pessoal em segundo plano. O uso da Tadalafila por homens saudáveis pode promover um desempenho sexual acima do natural, o que acaba aumentado e muito as expectativas desses homens em relação à sexualidade, por vezes com distorção da realidade”, contou o urologista.

Não é necessário ter receita médica para a compra do remédio.

Quais são os riscos de tomá-lo sem orientação médica?

“A Tadalafila não gera dependência química, pois não atua no sistema nervoso central. Porém, o que se vê na prática clínica é uma dependência psicológica do remédio, em que o indivíduo acostumado a tomar não se satisfaz com a sua performance sexual sem estar sob o efeito da medicação, ou seja, ele fica com uma ideia distorcida da normalidade”, iniciou.

“Também há homens que apesar de não terem nenhum problema físico relacionado à ereção, não se sentem confiantes em iniciar uma relação sexual sem ter tomado a medicação. Assim, essa insegurança por si só impede que ocorra a ereção. Por isso, a avaliação médica feita pelo urologista ou andrologista é de suma importância para identificar o real fator causador da disfunção erétil, dessa forma definindo o tratamento adequado. A medicação também é contraindicada em pacientes que usam drogas da classe dos nitratos, normalmente usadas por cardiopatas”, completou Caio Eduardo Valada.

Há relatos do uso dele como pré-treino e, até o momento, não existe comprovação científica de que ele funcione para esse fim. Quais são os perigos de usá-lo antes de realizar algum exercício físico?

“Não há comprovação do seu benefício nesse sentido, sendo assim o paciente que faz o uso está sujeito a todos os efeitos adversos da medicação sem ter benefício nenhum, desse modo não faz sentido o uso para esse fim”, finalizou ele.

Diário do Ribeira / Grupo Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS