29 de abril de 2024 - 18:41

HomeBRASILAs 7 músicas que explicam o sucesso Charlie Brown Jr

As 7 músicas que explicam o sucesso Charlie Brown Jr

São inúmeros os sucessos da banda Charlie Brown Jr, que ao longo dos anos conquistou uma legião de fãs. Com letras reflexivas e de críticas sociais acompanhadas de um ritmo contagiante, o grupo se notabilizou com canções de diversos temas, sejam eles políticos, românticos ou reflexivos.

A Gazeta de São Paulo separou sete canções que reforçam diferentes aspectos da trajetória do Charlie Brown Jr. O quesito definido foi de uma mistura entre a qualidade da letra, o encaixe da batida e o sucesso com o público. Veja mais abaixo.

Tamo Aí Na Atividade – 2004

Composição: Chorão / Marcão / Luiz Carlos Jr. Leao Duarte / Pelado

Uma canção que fala sobre a resistência e criação das crianças e adolescentes na periferia com a essência do estilo de vida marcado pelo skate, surf e uma atitude desafiadora perante as convenções sociais. A música critica os “playboys” que reclamam da vida e traz a iconica frase: “Eu não vim para me explicar, eu vim pra confundir”. A música tem uma batida na pegada reggae que contagia do início ao fim.

“Eu nasci pobre mas não nasci otário; Eu é que não caio no conto do vigário; Eu tenho fé em Deus pra resolver qualquer parada; Chegar com respeito na minha quebrada”. Para Chorão, “basta que venha do surfe, basta que venha do skate, basta que venha do coração, basta que venha da mente”.

 

Dias de Luta, Dias de Glória – 2005

Composição: Thiago Castanho / Chorão

Uma das mais famosas da banda, a canção traz uma pegada reflexiva e motivacional sobre a vida, do passado, presente e futuro. Além disso, a música também é um pouco romântica, trazendo o verso “seu sorriso vale mais que um diamante”. O importante era persistir e procurar evoluir a cada dia como diz o trecho “A vida me ensinou a nunca desistir; Nem ganhar, nem perder, mas procurar evoluir; Podem me tirar tudo que tenho; Só não podem me tirar as coisas boas que eu já fiz pra quem eu amo; E eu sou feliz e canto, o Universo é uma canção; E eu vou que vou”.

O refrão explica muito da música e também do que pregavam os integrantes: “História, nossas histórias; Dias de luta, dias de glória”. A canção traz ainda uma parte reflexiva sobre valorizar o presente em “Quanto mais a gente rala, mais a gente cresce; Hoje estou feliz porque eu sonhei com você; E amanhã posso chorar por não poder te ver mais.”

 

Aquela Paz – 1997

Composição: Chorão / Thiago Castanho / Champinhon / Marcão Britto / Renato Pelado

Presente no primeiro álbum de estúdio do grupo, a música tem uma pegada mais triste com o refrão “Ouvi dizer que só era triste quem queria”, a canção conta com talvez o melhor instrumental entre todos hits da banda. Um violino de prender a atenção de todos os fãs e uma melodia emocionante são os pontos altos da música.

A música se inicia e se encerra com um recado bem claro:  “A vida é feita de atitudes nem sempre decentes; Não lhe julgam pela razão; Mas pelos seus antecedentes; Cuidado com seus passos”.

 

Só Os Loucos Sabem – 2009

Composição: Thiago Castanho / Chorão

Talvez a música mais famosa do grupo, a canção pertence ao penúltimo álbum “Camisa 10 Joga Bola Até na Chuva” e traz a famosa frase “Um homem quando está em paz não quer guerra com ninguém”.

Para o vocalista “Eles dizem que é impossível encontrar o amor; Sem perder a razão; Mas pra quem tem pensamento forte; O impossível é só questão de opinião”.  “E disso os loucos sabem; Só os loucos sabem; Disso os loucos sabem; Só os loucos sabem” complementa o pensamento anterior, junto com um recado de confiança: “O medo cega os nossos sonhos”.

 

Proibida Pra Mim (Grazon) – 2006

Composição: Chorão

“Se não eu, quem vai fazer você feliz? Guerra!” – A letra da música é uma declaração de amor feita por Chorão para sua namorada que posteriormente se tornou sua esposa, chamada carinhosamente de Grazon. A canção também foi tema do personagem Escova (Mário Frias) na temporada de 1998, do seriado Malhação.

“Eu vou fazer de tudo que eu puder/Eu vou roubar essa mulher pra mim/Eu posso te ligar a qualquer hora/Mas eu nem sei seu nome”. Além de tudo, considerando que eles se casaram e viveram uma relação de 20 anos de casados.

 

Eu Protesto – 2001

Composição: Chorão

Uma música muito crítica com a política brasileira. Mesmo não tão conhecido do público em comparação as outras desta lista, é importante sua menção para deixar explícito a visão política de Chorão, compositor solo desta canção.

“Foi você quem colocou eles lá, mas; Eles não estão fazendo nada por vocês; Enquanto o povo vai vivendo de migalhas; Eles inventam outro imposto pra vocês”. Uma fala direta de tom crítico perante a situação do tema. “Dormem sossegados os caras do Senado”, é outro verso ríspido do vocalista.

 

Como Tudo Deve Ser – 2001

Composição: Champignon e Chorão

A frase “Vamos viver nossos sonhos, temos tão pouco tempo” da música “Como Tudo Deve Ser”, também é muito utilizada por fãs até os dias atuais. Ela tem uma pegada caiçara, com clara referências praianas, característica do grupo.

A música tem uma pegada romântica, sobre um homem que conhece uma mulher na praia e se apaixona. “Foi quando te encontrei; Ouvindo o som do mar rolar”.

Diário do Ribeira / Grupo Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS