29 de abril de 2024 - 10:34

HomeDESTAQUES DO DIAFilme “Nas Beiras do Ribeira” terá última exibição do ano nesta terça,...

Filme “Nas Beiras do Ribeira” terá última exibição do ano nesta terça, dia 12 de dezembro

O Sesc Registro realiza a última exibição do ano do documentário Nas Beiras do Ribeira nesta terça (dia 12), em sessão gratuita, aberta a todos os públicos e que começa às 20h, no Teatro “Wilma Bertelli” do Sesc. Oportunidade para o público da região conhecer ou rever a obra que celebra histórias, culturas, paisagens naturais e diferentes comunidades que formaram e habitam o território do Vale do Ribeira.

Realizado pelo Sesc Registro, com roteiro e direção de Cibele Appes e produção do Querô, Nas Beiras do Ribeira retrata a rica biodiversidade do Vale do Ribeira, a origem de seus povos, os modos de vida locais, a relação das comunidades com o território, suas trajetórias, sonhos e culturas tradicionais. Como fio condutor da narrativa está o rio Ribeira de Iguape, um dos principais rios do Estado e que integra 23 municípios do território.

Com trilha sonora original composta por artistas e músicos do Vale do Ribeira, o filme é embalado pelas canções: Visão de Ubá (Packaw), Paisagem Ribeirinha (Antônio de Lara Mendes), Rio Ribeira (Andryus), Porto Registro (D´Carvalho) e Cenário Colonial (Bruna Rosa, Elaine Moura, D´ Carvalho e Packaw). Na trilha sonora também está “História do Ouro”, composição de Antônio de Lara Mendes e Julio Cesar da Costa.

O filme ainda brinda o público com fragmentos das poesias “Ribeira-Toda Água que nos Forma”, de Lelis Ribeiro (Eldorado), interpretada por Maíra Monma; e “Depoimento” de Julio Cesar da Costa (Miracatu), interpretada pelo próprio poeta.

O documentário traz relatos e depoimentos de André Pires (mestre fandangueiro), Antônio Lara Mendes (Cantador do Vale), Benedito Alves da Silva “Ditão” (liderança do Quilombo Ivaporunduva), Carlos Alberto Pereira Junior (historiador), Danillo Yuzo Fujii Sakuma (professor de taikô), Donaide Morato de Morais (artesã), Eduardo Kenzo Fujii Sakuma (praticante de taikô), Maíra Eduarda Momma (estudante), Maria da Guia Marinho Silva (liderança quilombola e artesã), Micheli Benites (jovem da Aldeia Pindo-Ty), Nilson da Silva (jovem liderança da Aldeia Pindo-Ty), Pérola Santos (artista visual), Renato Werá Mirim (Aldeia Pindo-Ty), Satoru Sassaki (liderança da comunidade japonesa), Teresinha Eiho Shimada Ferreira (empresária Sítio Shimada), Ume Shimada (fundadora Sítio Shimada), Viviane Schleder do Carmo (guia de turismo), Walter Alves de Lima (artesão e fandangueiro).

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS