29 de abril de 2024 - 06:30

HomeDESTAQUES DO DIACom 6º módulo, IDESC finaliza Curso de Lideranças Jovens Rurais

Com 6º módulo, IDESC finaliza Curso de Lideranças Jovens Rurais

Aconteceu nos dias 08, 09 e 10 de dezembro o 6º módulo do Curso para Formação de Lideranças Jovens Rurais, promovido pelo Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania do Vale do Ribeira (IDESC). O evento marcou o término do Curso, culminando com uma integração entre estudantes e seus familiares, organizações sociais, equipe do IDESC.

O 6º módulo ocorreu na sede do IDESC, em Registro/SP e foram realizadas ações: visitação à Feira da Lua, na Praça dos Expedicionários; participação na oficina “Espírito do Chá”, realizada pelo SESC nas dependências do KKKK e; ida ao “Sarau Confraria da Palavra: edição especial”, promovido pelo Espaço Caixa Preta de Teatro; capacitação/oficina sobre a elaboração de projetos; apresentação dos trabalhos finais para bancas técnicas de julgamento; participação em atividades culturais das tradições locais; avaliação final sobre o curso; entrega dos certificados e integração – confraternização – final.

Participaram 16 jovens oriundas de 6 municípios: Sete Barras, Barra do Turvo, Eldorado, Miracatu, Pariquera-açu e Cajati. Todas os participantes foram indicados por organizações sociais com atuação em atividades rurais. Entre as participantes estão jovens das comunidades tradicionais (quilombolas, ribeirinhas) e povos originários (guaranis), agricultura familiar, pesca artesanal, entre outros.

A organização promoveu a participação de vários profissionais: na banca dos projetos finais, nas oficinas realizada e na integração realizada no último dia, durante a cerimônia de entrega de certificados. Estiveram presentes: professores (as), engenheiros, agricultores (as), artesões (as) e lideranças locais.

O curso foi dividido em 6 módulos, com a recorrência de um módulo por mês, a partir da pedagogia da alternância, que possibilita o desenvolvimento de aulas teórico-prática (com imersão de 3 dias em locais pré-determinados) e com atividades práticas a serem desenvolvidas nas comunidades de origem.

O projeto denominado “Educação, capacitação e formação vivencial de Jovens Produtores Rurais, formando lideranças para a sucessão familiar, o fortalecimento da gestão e a direção das organizações econômicas e sociais locais” está sendo implantado por meio de um Termo de Fomento entre o IDESC e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

As imagens e vídeos do 6º módulo podem ser acessadas na página do Instagram do IDESC https://www.instagram.com/idesc.valedoribeira/

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS