29 de abril de 2024 - 04:22

HomeBRASILQual a diferença entre gripe, alergia e resfriado? Entenda e saiba tratar...

Qual a diferença entre gripe, alergia e resfriado? Entenda e saiba tratar os sintomas

Baixas temperaturas estão atingindo o estado de São Paulo e o número de casos de doenças respiratórias tem aumentado. Com isso, os pacientes se automedicam com remédios antigripais para tentarem controlar os sintomas. Só que é normal as pessoas se confundirem ao tentar identificar se os problemas respiratórios são acarretados por alergia, gripe ou resfriado. A Gazeta listou as principais diferenças entre as doenças e qual a melhor maneira para agir e voltar a sentir melhor.

“Em primeiro lugar é importante dizer que, apesar de sintomas em comum, gripe e resfriado são causados por vírus, porém de classes diferentes. O resfriado é uma doença respiratória frequentemente confundida com a gripe, mas é causado por vírus diferentes. Os tipos mais comuns do resfriado são os rinovírus, os vírus parainfluenza e o vírus sincicial respiratório. Estes geralmente acometem mais crianças”, disse em entrevista à Gazeta a biomédica e coordenadora do curso de Biomedicina da Universidade Guarulhos (UNG), Anna Carolina Duarte.

RESFRIADO

Os sintomas do resfriado, apesar de parecidos com os da gripe, são mais brandos e duram menos tempo, entre dois e quatro dias. Dentre os sintomas, temos: tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta leve. A ocorrência de febre é menos comum e, quando presente, é em temperaturas baixas.

Sintomas:

O conjunto de sintomas leves é a marca principal de um resfriado. Ele te afeta um pouco, mas não chega a te deixar de cama. Os sintomas podem variar entre: febre baixa, tosse, dor de garganta, espirro, coriza, dor de cabeça leve e fadiga moderada.

O tratamento neste caso é sintomático ou seja ele vai tratar a dor pontual que o paciente mais se queixa. Os remédios indicados pelo médico vão tratar o sintoma que mais persistem no paciente no momento.

Remédios:

Os remédios mais comuns de se tomarem nesse caso são analgésicos e antitérmicos, como paracetamol e dipirona, que são eficazes para febre e dor no corpo. O soro fisiológico pode ser um bom aliado para a lavagem nasal, caso o nariz esteja entupido.

Além disso, uma prevenção a se tomar é fazer uso de vitamina D, pois estudos recentes mostraram que ela é uma aliada contra infecções respiratórias, ajudando na prevenção e na resposta imunológica. O mais indicado é buscar ver como estão os níveis de vitamina D no corpo através de exames médicos e se há necessidade de suplementação.

Mas fique atento. O resfriado pode durar de 3 a 14 dias, e se os sintomas persistirem após esse período de tempo procure um médico.

GRIPE

Os médicos costumam falar que a gripe é como se fosse um resfriado muito forte. Os sintomas são mais intensos e chegam de uma vez só. Trata-se de uma doença viral febril e aguda

Sintomas:

Os sintomas de uma gripe tendem a ser: febre alta e repentina, dor de garganta e de cabeça, tosse, coriza, calafrios e/ou alterações no olfato e no paladar.

O perfil de pacientes mais vulneráveis neste cenário são: crianças, idosos e pessoas com imunidade baixa ou comprometida. O aconselhado é que as pessoas que apresentarem os sintomas devem procurar um médico de forma imediata.

“Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. Já os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais. O vírus influenza A é subdividido em subtipos H1N1 e H3N2, que circulam atualmente em humanos. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante”, complementou Anna Carolina Duarte.

Remédios:

O tratamento existente é de remédios específicos que combatem vírus causadores de síndromes gripais, os chamados anti-gripais. Eles interrompem o processo de infecção causado por um vírus e devem ser usados sob recomendação médica.

ALERGIA

Já a alergia é diferente do resfriado e da gripe pois ela não é causada por um vírus, mas sim por uma condição crônica da pessoa. Ela possui sintomas parecidos e também é mais comum nas estações mais frias do ano.

“Quando falamos de alergias, não podemos deixar de citar das rinites alérgicas, muito confundida com a gripe, cujos principais sintomas são espirros, coriza, congestão nasal e irritação de garganta. Para prevenção continuamos com os mesmos cuidados que aprendemos por conta da pandemia: lavagem e higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe”, finalizou a biomédica e coordenadora do curso de Biomedicina da Universidade Guarulhos.

Recomendações:

Com isso o indicado nesta época do ano é deixar os ambientes bem arejados e limpos para evitar a perpetuação de ácaros e fungos, tomar vitamina C e ter uma rotina saudável para evitar tanto a gripe como as crises de alergias ou resfriados.

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS