27 de abril de 2024 - 23:58

HomeBRASILA partir desta quarta, Brasília será a primeira cidade a ter 5G...

A partir desta quarta, Brasília será a primeira cidade a ter 5G no País

A quinta geração de internet móvel – o 5G – será ativada em Brasília na próxima quarta-feira (6), afirmou nesta segunda-feira (4), o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira. As informações são do g1.

Com isso, a capital federal será a primeira cidade do país a contar com o 5G puro (standalone), oferecido na faixa de 3,5 gigahertz, que oferece a maior velocidade.

Moreira preside e coordena o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), criado pela Anatel para cuidar da implantação da internet 5G no país na faixa de 3,5 gigahertz, a principal leiloada em novembro do ano passado. Também compõem o grupo as operadoras vencedoras do leilão e o Ministério das Comunicações.

Para ter acesso à internet 5G, a pessoa precisa ter um celular que venha com a tecnologia. Os aparelhos mais novos já vêm habilitados.

A princípio, de acordo com as operadoras de telefonia, não vai ser preciso que os clientes façam uma atualização do seu pacote de dados para acessar o 5G. Bastará que o celular tenha a função. Mas os detalhes comerciais ainda serão divulgados oficialmente.

Atualmente, há 67 modelos de celular com a tecnologia 5G certificados e homologados pela Anatel.

Inicialmente, todas as capitais deveriam ter o 5G funcionando até 31 de julho, mas, devido a dificuldades logísticas para importação de equipamentos, o prazo foi estendido para 29 de setembro.

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS