30 de abril de 2024 - 13:01

HomeDESTAQUES DO DIAComércio é proibido de funcionar no dia 31

Comércio é proibido de funcionar no dia 31

O comércio realizado por quiosques, vendedores ambulantes e outros comerciantes que atuam nas praias de Santos ficará proibido durante a noite do dia 31 de dezembro e as primeiras horas de 1º de janeiro de 2022. A medida foi anunciada pelo prefeito Rogério Santos após reunião realizada com diversas autoridades durante o começo da tarde desta sexta-feira (3) na Prefeitura de Santos.

De acordo com o chefe do Executivo santista, toda a Região passará pela primeira temporada de verão que marcará a retomada econômica desde que a pandemia chegou ao Brasil em março de 2020. Mesmo que a situação já esteja mais controlada e boa parte da população imunizada, várias medidas foram tomadas entre a Administração Municipal e outras instituições para garantir que a Baixada Santista não passe por uma crise sanitária grave como em outras regiões no início de 2021.

“São medidas tomadas em conjunto com a Polícia Militar. Teremos o efetivo de mais de 1.400 policiais extras aqui na cidade de Santos. Ampliamos também a Guarda Municipal, criamos uma força-tarefa da Prefeitura com outras secretarias justamente para garantir essa temporada, [para garantir] a segurança pública sanitária dessa temporada, que será a temporada da retomada econômica, mas com segurança, com saúde”, afirmou Rogerio.

“A pandemia não acabou então medidas foram necessárias ser regradas, por exemplo, um percentual de capacidade máxima nos eventos durante a temporada. Os estabelecimentos que farão shows e eventos de fim de ano não terão capacidade máxima e isso será estabelecido por decreto. Também no dia 31, na virada do ano, está proibido a partir das 20h ambulantes, quiosques e comércio na faixa de areia e na orla assim como as barracas de praia”.

Além dos profissionais que atuam na orla da praia e também na faixa de areia, moradores e turistas também estão proibidos de levar seus próprios apetrechos para celebrar a virada do Ano Novo.

“Também está proibida a montagem de barracas individuais, aquelas barracas familiares, na areia, durante esse período das 20h às 6h da manhã do dia 1º e também pedimos à população que não usem fogos de artifício, não levem garrafas de vidro para essa região. Estamos desestimulando com que as pessoas vão até a orla para evitar aglomeração, não está proibido, mas estamos estimulando”, justifica Rogério Santos.

AVENIDA DA PRAIA.

Já tradicional na cidade de Santos, os fechamentos da Avenida Presidente Wilson e da Avenida Bartolomeu de Gusmão também não ocorrerão neste ano.

“Não terá aquela alteração do trânsito que a gente sempre fecha a orla no horário das 23h. Não faremos isso e também manteremos todo o efetivo da segurança, uso de drones, filmagens, toda a parte de tecnologia, o apoio da Polícia Militar, o apoio de toda a Prefeitura para que haja uma virada de ano segura e com qualidade”.

Além disso, o uso de máscaras na cidade segue obrigatório em todo e qualquer ambiente de vias públicas, o que inclui a praia. A medida chegou a ser questionada no fim de novembro após o Governo do Estado considerar liberar a utilização dos itens de proteção devido à alta dos números de vacinação em São Paulo, mas a chegada da variante ômicron fez com que as autoridades da esfera estadual recuassem na decisão.

“Continua obrigatório [o uso de máscaras] conforme o Plano São Paulo, porque se faz necessário por conta do que está acontecendo. Não podemos relaxar em momento nenhum, não podemos retroceder nem do ponto de vista da saúde e nem do ponto de vista da economia. Saúde e economia têm que andar juntos para que a gente não entre naquele momento de caos que vivemos em março do ano passado aonde acabou oxigênio nos hospitais do Brasil inteiro. Acabou a medicação e não tínhamos equipes de saúde para atender as pessoas. Pessoas morreram no Brasil por falta de atendimento, o que não aconteceu aqui na cidade de Santos”, conclui o prefeito. (DL)

 

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS