27 de abril de 2024 - 02:59

HomeDESTAQUES DO DIAGabigol é suspenso até 2025 por suposta fraude em antidoping

Gabigol é suspenso até 2025 por suposta fraude em antidoping

Um julgamento concluído nesta segunda-feira (25) decidiu pela suspensão de Gabigol, atacante do Flamengo, por dois anos por tentativa de fraude de exame antidoping. A pena começou a valer desde o momento da coleta, em 8 de abril de 2023, e terminará em abril de 2025. Cabe recurso.

O julgamento realizado pela Justiça Desportiva Antidopagem e finalizado nesta segunda-feira teve 5 votos a favor e 4 contra a punição do atacante.

De acordo com o Código Brasileiro Antidopagem, Gabigol poderá jogar em abril de 2025, antes de completar dois anos corridos, por questão técnica. As informações são do “GE”.

O Flamengo divulgou uma nota a respeito do assunto. Leia a nota na íntegra no final do texto.

Acusado
O jogador foi acusado de infringir o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere a “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. Em caso de condenação, o código prevê suspensão de até quatro anos.

A defesa contou com o testemunho do bioquímico L.C.Cameron, um dos responsáveis pela criação de métodos e técnicas de detecção de exame antidoping. O cientista foi questionado pelos representantes do atleta, pela Procuradoria do tribunal e pelos auditores e informou que, pelo ponto de vista do resultado da coleta, não haveria transgressão.

Recurso no CAS
A defesa de Gabriel, representada pela equipe do advogado Bichara Neto e pelo vice-presidente geral e jurídico do clube Rodrigo Dunshee, poderá recorrer à Corte Arbitral do Esporte um tribunal da Fifa, na Suíça.

A defesa, enviada no dia 26 de janeiro, contava com imagens da câmera de segurança do Centro de Treinamento Ninho do Urubu, utilizada para sustentar a versão do atleta.

A primeira sessão do julgamento aconteceu no dia 20 de março, realizado de forma remota pelo Tribunal de Justiça Desportivo Antidopagem (TJD-AD). Gabriel e outras sete testemunhas prestaram depoimento por videoconferência.

A sessão foi encerrada e aberta novamente nesta segunda-feira (25), também de forma on-line. O jogador participou do julgamento e trouxe como linha de defesa a realização do exame de sangue, método mais efetivo na análise de doping.

Relembre o caso
No dia 8 de abril de 2023, Gabigol foi acusado de dificultar a realização do exame antidoping. Mesmo tendo feito e testado negativo, a atitude descrita pelos oficiais de coleta se encaixa como “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”.

Segundo relatos, a demora para a realização do exame e o não cumprimento das instruções foi o que contribuiu para a denúncia. Todos os jogadores do Flamengo fizeram o exame antes do treino das 10h, menos Gabigol.

Ainda segundo relatos, o atacante não se apresentou aos oficiais antes do treino e depois, foi almoçar. Além disso, Gabriel também não seguiu os procedimentos indicados e nem as orientações recebidas, pegou o vaso coletor sem avisar, se irritou com o oficial que o acompanhou até o banheiro e entregou o vaso aberto.

Doping
O doping surpresa é realizado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e acontece nos centros de treinamentos dos clubes, sem aviso prévio.

Nota
“O Clube de Regatas do Flamengo, tomando conhecimento do resultado do julgamento do seu atleta Gabriel Barbosa, no sentido de aplicação de pena de suspensão de 2 anos, até abril de 2025, por 5 votos pela condenação e 4 pela absolvição, vem a público dizer que recebeu com surpresa a referida decisão e que auxiliará o atleta na apresentação de recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS), uma vez que entende que não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada.”

Diário do Ribeira / Grupo Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS