27 de abril de 2024 - 15:48

HomeDESTAQUES DO DIAMorador de Mongaguá, técnico em panificação conquista prêmio nacional

Morador de Mongaguá, técnico em panificação conquista prêmio nacional

O técnico e professor em panificação Caio Cézar Cunha dos Santos, de 34 anos, ganhou, no último dia 22, o prêmio “Melhores Padeiros do Brasil”, pela segunda vez, como padeiro destaque.

O prêmio é oferecido pela Revista Panificação Brasileira, em nível nacional. No ano passado, ele também já havia sido premiado como padeiro revelação.

Caio Cézar, que é nascido em Mongaguá, fala sobre a importância da premiação. “É muito importante esse prêmio, pois estou representado a Cidade e toda a região da Baixada Santista, além de incentivar os novos profissionais a ingressarem na profissão”, destaca.

Caio Cézar, que começou a atuar na área de panificação na cidade de Mongaguá, já vai completar 17 anos de experiência na área.

No ano passado, o técnico em panificação também já havia sido premiado em 1º lugar no concurso “Sagrado Pão”, em São Paulo.

Este ano, ele participou do concurso da maior Feira de Panificação da América Latina (Fipan), para disputar o mundial na Itália. Nessa seletiva nacional, ele ficou em 5º lugar.

Também no último mês, Caio ficou entre os top 10 nacional do concurso GranChefs, promovido pela revista Padaria 2000.

O técnico revela que tem participado de vários cursos na área.

“São cursos de capacitação de panetone e de fermentação natural. Nessa área, a gente nunca vai saber tudo, pois sempre surgem novas técnicas e sabores para poder obter o melhor resultado”, frisa.

“Hoje trabalho como técnico na empresa Atacado Diniz, em toda a Baixada Santista, Litoral Norte e Vale do Ribeira”, completa. Ele atua em supermercados, padarias e empórios para ensinar as técnicas aos padeiros nos locais de trabalho.

Na última quarta-feira (30), ele esteve em um supermercado de Praia Grande e, juntamente com a equipe de panificação, eles preparam panetones na forma confeitado, o tradicional de frutas e de gotas de chocolate, bolinhas de Natal, roscas confeitadas e ainda panetone na forma de bolo inglês.

PANETONE.
Nesta época próxima ao Natal, as encomendas mais pedidas pelo público é o panetone.

“Para não ficar só na receita tradicional, criamos algumas variedades como roscas, pães e outras, sempre com a mesma massa do panetone e à base de fermentação natural”, explica.

Caio Cézar esclarece que a fermentação natural é mais saudável e não dá a sensação de inchaço, além de ser uma massa mais leve e saborosa.

Atualmente, o técnico ministra ainda alguns cursos de panificação e confeitaria na sua casa, aos finais de semana e em horários livres.

METAS.
Sobre as metas futuras, Caio pretende abrir uma escola de panificação, na sua residência, em Mongaguá, em um futuro próximo.

“Minha ideia é também participar de cursos de capacitação cada vez mais, para aprender novas técnicas. No ano que vem pretendo participar novamente da seletiva mundial do panetone”, conclui.

A divulgação do trabalho tem sido feita pelas redes sociais, como no Instagram @caiocezar.santos. Ele vai lançar ainda o seu canal no canal Youtube, a partir de 2023.

Interessados em fazer encomendas podem entrar em contato com o técnico Caio Cézar, pelo celular 13 99630.2121 e no Instagram.

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS