27 de abril de 2024 - 13:17

HomeESTADOCasos de homicídios, estupros, furtos e roubos em SP aumentam em agosto

Casos de homicídios, estupros, furtos e roubos em SP aumentam em agosto

Nesta última segunda-feira (26), a Secretaria de Segurança Pública divulgou que os casos de homicídios, estupros, roubos e furtos aumentaram no estado de São Paulo no último mês de agosto em relação ao mesmo período do ano passado. Respectivamente, esses crimes cresceram 1,3%, 18,2%, 11,9% e 21% comparados com os do ano anterior.

De acordo com os dados da SSP, os furtos foram os que mais cresceram no último mês – chegando a 50.441 casos. Este é o maior total de furtos registrados em um único mês desde março de 2006.

Os 21.654 roubos registrados em agosto deste ano também são o maior total mensal desde fevereiro de 2020. Na contramão, o total dos roubos e furtos de veículos são os menores da série histórica iniciada em 2001, quando desconsiderados os dois anos de isolamento.

Os 1.180 registros de estupro no estado também são os piores para agosto em toda a última década. A última vez que o mês ultrapassou essa marca foi em 2012, quando houve 1.184 crimes deste tipo notificados.

Pandemia

Mesmo com empenho do governo estadual através da “Operação Sufoco”, que aumentou o número de polícia nas ruas, o aumento nos índices de criminalidade vem voltando aos poucos aos níveis pré-pandêmicos. Com a determinação do isolamento social, após – em fevereiro de 2020 – a Organização Mundial da Saúde ter declarado a pandemia do coronavírus e o estado ter adotado medidas de restrição contra a doença, o número de casos criminais haviam sido impactados.

“Nos últimos dois anos, São Paulo viveu um período de grande isolamento social, causado pela pandemia do coronavírus, que impactou diretamente a dinâmica criminal”, justifica a SSP.

De acordo com a pasta, houve queda nos índices gerais de roubo, mas usa método pouco convencional de análise para essa afirmação, comparando agosto deste ano com os oito primeiros meses de 2019, “período pré-pandemia em que não houve restrição da circulação das pessoas”, segundo a própria.

A SSP também alegou em nota que mais de 3 mil veículos foram recuperados, 17.700 pessoas foram detidas, por mandado ou em flagrante, 375 toneladas de drogas e 6.400 celulares furtados ou roubados apreendidos após o início da Operação Sufoco.

 

Diário do Ribeira/Gazeta SP

 

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS