26 de abril de 2024 - 00:14

HomeDESTAQUES DO DIABoa ação: Alunos do Senac Registro revitalizam parquinho do Jardim Paulistano

Boa ação: Alunos do Senac Registro revitalizam parquinho do Jardim Paulistano

Alunos do curso de Aprendizagem do Senac Registro deram início a uma ação voluntária, intitulada ‘Revitalizando com Amor’, cuja finalidade é revitalizar o parquinho do Jardim Paulistano. A entrega está prevista para 1º de julho.

A iniciativa, que deve beneficiar aproximadamente 3 mil pessoas, moradoras do entorno do parquinho e bairros próximos, contempla plantio de mudas de árvores nativas na praça, pintura e instalação de pneus, higienização e pintura no ponto de ônibus, plantio de mudas de flores e plantas ornamentais e conscientização com os alunos da Emef (escola Municipal de Ensino Fundamental) Jose De Carvalho Prefeito Emeb por parte dos jovens aprendizes, além de reforma dos brinquedos, que será realizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Rodrigo dos Santos Serafim, docente do Programa Aprendizagem do Senac Registro, explica que o projeto tem o objetivo de aplicar os conhecimentos obtidos pelos alunos durante as aulas em projetos reais. O curso da Aprendizagem, na Unidade Curricular de Participação Social, desenvolve projetos a partir de uma situação problema de interesse coletivo em um determinado território, construindo estratégias de mobilização, permanência e possível intervenção dos envolvidos neste propósito.

“Os alunos optaram pelo desenvolvimento de um projeto focado em Sustentabilidade e Agenda 2030. Para isso, analisaram as possibilidades de atuação, realizaram pesquisas de campo, pesquisas com a população e encontraram a possibilidade de revitalização do Parquinho Paulistano. Por meio de uma visita no local, os alunos identificaram várias oportunidades de atuação nesse espaço público”, conta.

O projeto conta com o apoio de parceiros, incluindo a Secretaria de Esportes e Lazer de Registro, que realizará a reforma dos brinquedos, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e do Meio Ambiente que forneceu mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, pneus, terra vegetal, mudas de plantas ornamentais. Além disso, foi a turma do curso Técnico em Design de Interiores, da professora Renata Braga Aguilar, quem desenhou a planta 3D e elaborou o projeto de paisagismo do Parquinho Paulistano. A Casa Sul, de materiais de construção, deu um desconto de 25% na aquisição dos materiais necessários na revitalização.

“Felicidade em transformar a praça em um lugar mais bonito e acolhedor e contribuir de forma responsável com a comunidade e o meio ambiente. Além de ter a oportunidade de conscientizar as crianças a respeito da importância do cuidado e preservação ambiental, aspectos fundamentais para garantirmos o futuro das próximas gerações”, finalizou Serafim.

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS