19 de março de 2024 - 08:38

HomeDESTAQUES DO DIAHospital Regional de Registro agora oferece exame de broncoscopia

Hospital Regional de Registro agora oferece exame de broncoscopia

De forma inédita no Vale do Ribeira, o Hospital Regional de Registro (HRR) agora passa a oferecer o exame de broncoscopia. Nos dias 23 e 24 de maio, a Unidade realizou um mutirão para atender a demanda da Região.

A broncoscopia é um tipo de exame que serve para avaliar as vias aéreas, através da introdução de um tubo fino e flexível que entra pela boca, ou nariz, e vai até ao pulmão. Este tubo transmite imagens para uma tela, na qual o médico consegue observar se existe alguma alteração nas vias respiratórias, incluindo a laringe e a traqueia.

Assim, este tipo de exame pode ser usado para ajudar no diagnóstico de algumas doenças, como uma pneumonia atípica ou um tumor, mas também pode ser usado para tratar uma obstrução do pulmão, por exemplo.

“Realizamos 10 exames que estavam represados, alguns pacientes aguardavam há 4 anos pela realização da broncoscopia, já que poucos serviços de saúde oferecem o exame no Estado. Certamente o papel desempenhado pelo hospital, através da assistência das equipes, tem um resultado incomensurável para cada paciente atendido, que antes não tinha outra opção a não ser esperar. Meu agradecimento a cada profissional que tornou possível o atendimento e também à Secretaria de Saúde do Estado, que priorizou o Vale do Ribeira”, destacou o diretor técnico do HRR, Dr. Arnaldo D’Amore Zardo. Segundo ele, o HRR continuará ofertando o exame de acordo com a demanda e sinalização de necessidade pela Direção Regional de Saúde.

 

Diário do Ribeira

 

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS