27 de abril de 2024 - 01:19

HomeDESTAQUES DO DIAPrazo para inscrições em PSA Mar Sem Lixo é prorrogado

Prazo para inscrições em PSA Mar Sem Lixo é prorrogado

A Fundação Florestal informou que o prazo para os pescadores artesanais de arrasto de camarão se cadastrarem no projeto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) Mar Sem Lixo foi prorrogado até o dia 26 de maio.

O projeto se dá a partir da parceria entre a Fundação Florestal, Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e cidades de Cananéia, Itanhaém e Ubatuba.

Nesta primeira fase, pescadores artesanais de arrasto de camarão dos municípios referidos, que coletam lixo do mar enquanto realizam a atividade pesqueira, receberão uma gratificação que prevê pagamentos via cartão-alimentação, de até R$ 600. Futuramente, a ideia é expandir o projeto para outros municípios do litoral paulista.

O valor repassado dependerá do volume de lixo recolhido mensalmente e está regulamentado pelo projeto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) Mar Sem Lixo, desenvolvido pela Fundação Florestal – ligada à SIMA.

No processo de recolhimento do lixo, serão disponibilizados Pontos de Recebimento de Resíduos Retirados do Mar (PRRMs). Com o PSA Mar Sem Lixo, será possível criar um mecanismo de incentivo à remoção de resíduos sólidos do ambiente marinho, uma vez que o lixo no mar é um problema que persiste.

Os pescadores interessados em participar, devem se cadastrar na respectiva APA Marinha. (Acesse o formulário aqui).

O projeto conta com o intermédio da Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA) e Coordenadoria de Saneamento e tem como parceiros o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA) vinculados à Sima, Colônias e Associações de pescadores e cooperativas de catadores.

Para mais informações, visite a página do PSA Mar Sem Lixo.

 

Diário do Ribeira

 

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS