19 de março de 2024 - 08:04

HomeDESTAQUES DO DIARodrigo Garcia cria nova secretaria em SP e coloca David Uip no...

Rodrigo Garcia cria nova secretaria em SP e coloca David Uip no comando

Uma nova secretaria com foco em políticas na área de pesquisa, ciência e universidades foi criada pelo governo de São Paulo nesta quinta-feira (12).  O anúncio da nova pasta foi feito pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB) que, na mesma ocasião, confirmou também o nome que estará à frente da secretaria, o médico infectologista David Uip.

Uip, que trabalhou junto ao Palácio dos Bandeirantes como coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus durante a primeira fase da pandemia, vai chefiar a  secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde após a publicação do decreto de sua nomeação prevista para sexta-feira (13), no Diário Oficial do Estado.

Antes de atuar no governo paulista no Centro de Contingência contra a Covid, David Uip também trabalhou na Saúde de SP durante o período de 2013 a 2018. À época, Geraldo Alckmin estava no comando do Executivo do Estado. O ex-governador paulista trocou neste ano o PSDB pelo PSB depois de 33 anos.

A experiência do infectologista nas ações do governo durante a pandemia deverá ser aproveitada no novo cargo, uma vez que, entre outras responsabilidades, Uip também será cpbrado por integrar as ações de vigilância epidemiológica, assistência, pesquisa, ensino e produção de novas vacinas e de medicamentos para combate a doenças infecciosas.

Outras responsabilidades do chefe desta pasta incluem cuidar da integração do governo paulista com o Instituto Butantan, o Instituto de Saúde de SP, a fábrica de medicamentos do governo estadual e as três universidades estaduais: USP, Unicamp e Unesp.

Uma das mudanças destacadas pelo governador Rodrigo Garcia no pronunciamento desta sexta é que o Comitê Científico do Coronavírus não mais estará subordinado à pasta da Saúde, comandada por Jean Gorinchteyn, e passará a responder a essa nova secretaria em São Paulo.

Com a mudança, o Palácio dos Bandeirantes espera desafogar a secretaria da Saúde para que ela cuide de outras prioridades estaduais. O texto conta com informações do “g1”.

O Comitê Científico do Coronavírus deverá ser ampliado, chamando outros pesquisadores para participar da elaboração de políticas públicas estaduais de vigilância epidemiológica.

A poucos meses das eleições, os anúncios feitos por Garcia soaram com tom de estratégia política, sobretudo por ter colocado frente à nova pasta um nome conhecido pelo eleitorado e respeitado no meio científico. Rodrigo Garcia é candidato a reeleição em 2022.

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS