25 de abril de 2024 - 23:20

HomeDESTAQUE DA HORACajati é a pioneira no Brasil a receber Eletroposto de Recarga Rápida...

Cajati é a pioneira no Brasil a receber Eletroposto de Recarga Rápida para veículos elétricos

Nesta quinta-feira (5), às 14h40, de forma pioneira no Brasil, a cidade de Cajati receberá a instalação do primeiro Eletroposto de Recarga Rápida para veículos elétricos, no Posto Ongaratto 500. O projeto conta com um investimento de R$ 10 milhões nesta primeira fase.

Trata-se de um trailer da marca Volvo contendo um toten com dois pontos de eletrificação, que fará o abastecimento gratuito dos modelos compatíveis (Volvo e outras marcas que possuem o conector CCS2, tipo 2) e irá atender o trecho entre São Paulo (SP) e Curitiba (PR). Os carregadores rápidos de 150 kWh são capazes de carregar um veículo como o XC40 Recharge Pure Electric em menos de 40 minutos.

Após o evento de inauguração, o eletroposto será instalado na Praça da Bíblia para test-drive. A Volvo também entregará 100 kits sobre Educação de Trânsito para as instituições escolares do município.

O eletroposto de Cajati faz parte dos 13 corredores elétricos que abrangem 3.250 quilômetros saindo de São Paulo e ligando a cidades como Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia (MG), Baixada Santista, litoral norte, entre outras. Cada um dos pontos terá capacidade para carregar dois veículos simultaneamente.

O influencer, apresentador e jornalista Thiago Oliveira estará no trailer fazendo a demonstração dos carregadores com um C40. Dois jornalistas e o presidente da empresa, Luis Rezende, estarão com outros C40 no evento como demonstrativos.

A marca fará a instalação de carregadores rápidos nas principais rodovias do Brasil que ligam capitais e destinos importantes. O plano está dividido em cinco fases e a primeira já começarão a funcionar em Cajati com a instalação no corredor que liga São Paulo à Curitiba.

“Assim como os quase 1.000 eletropostos que a Volvo já tem espalhados em todo o Brasil, os carregadores rápidos não terão cobrança para a recarga. Além de estarem disponíveis a proprietários de diversos modelos de carros híbridos e elétricos, não somente da Volvo, mas de todas as marcas. Queremos cada vez mais difundir a eletrificação e aproximar isso das pessoas”, explica o diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil, João Oliveira.

“Estamos superfelizes. Não é sempre que conseguimos realizar esse tipo de coisa, mas poder viajar com o carro elétrico e abastecer no nosso primeiro eletroposto rápido comprova aquilo que queríamos desde o início: possibilitar a todas as pessoas as viagens com os carros elétricos. Viemos pessoalmente para mostrar que, a partir de agora, isso é possível. Muito em breve outras estradas vão receber esses carregadores para possibilitar viagens a mais pessoas”, comemora João.

Para evitar interrupções e fornecer um serviço de qualidade aos clientes, o eletroposto Volvo tem monitoramento 24 horas e 7 dias por semana através de câmeras e dados do carregador. Todos os eletropostos da Volvo estarão no Waze com o nome de Eletroposto Carga Rápida Volvo.

Estão previstas mais quatro instalações até final de junho. As próximas rodovias que receberão os carregadores rápidos são, respectivamente: São Carlos (SP) – Rod. Washington Luiz; Oliveira (MG) – Rod. Fernão Dias; Pouso Alegre (MG) – Rod. Fernão Dias; Penápolis (SP) – Rod. Marechal Rondon; Botucatu (SP) – Rod. Marechal Rondon; Avaré (SP) – Rod. Castelo Branco; São Sebastião (SP) – Serra litoral norte; Ubatuba (SP) – Rod. Tamoios; Taubaté (SP) – Rod. Ayrton Senna; Cubatão (SP) – Rod. Imigrantes; Jacareí (SP) – Rod. Pres. Dutra; Leme (SP) – Rod. Anhanguera.

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS