4 de julho de 2022 - 13:03

HomeDESTAQUE DA HORAHRLB/CONSAÚDE completa 72 anos nesta sexta-feira (28)

HRLB/CONSAÚDE completa 72 anos nesta sexta-feira (28)

Nesta sexta-feira (28), o Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB/CONSAÚDE), localizado na cidade de Pariquera-Açu, completa 72 anos. Fundado em 1950, a unidade que se dedica à promoção de saúde da população do Vale do Ribeira é administrada pelo CONSAÚDE.

Em julho de 2021, o HRLB/CONSAÚDE foi contemplado com a retomada das obras de modernização e ampliação do Hospital e os avanços do Plano de Expansão de Radioterapia.

Considerado o único hospital “porta-aberta” do Vale do Ribeira, O HRLB/CONSAÚDE, também realiza a triagem dos casos de Covid. Em 2020 e 2021, a unidade se destacou nos atendimentos de pacientes com a doença. Além disto, o Hospital é importante referência em saúde no Vale do Ribeira no atendimento em urgência e emergência, na Maternidade e em Oncologia, exercendo um papel fundamental para a saúde regional.

O HRLB possui um total de 232 leitos, operacionais e complementares, 09 leitos de UTI Geral, 14 leitos de UTI neonatais além de 01 UTI móvel inter-hospitalar que atende todos os municípios do Vale do Ribeira.

O Pronto-Socorro do HRLB/CONSAÚDE atendeu, no ano de 2021, um total de 38.284 pacientes. Já as consultas médicas tiveram um registro total de 43.101 atendimentos. O Hospital também realizou um total de 3.758 cirurgias de urgência e eletivas.

Além disso, a unidade já realizou um total de 331.403 exames, desde diagnósticos em laboratório clínico, por anatomia patológica e citopatológica, radiologia e ultrassonografia. No caso dos diagnósticos por anatomia patológica e citopatológica, foram realizados 1.733 exames.

Na Oncologia, foram realizadas 5.497 quimioterapias e sessões de hormonioterapia.
Na Maternidade do HRLB/CONSAÚDE, credenciada pela Rede Cegonha, e que atende a gestação de alto risco, as internações em obstetrícia somaram 2.068 no ano. Importante ressaltar que a unidade conta com uma UTI Neonatal com 07 leitos para receber os bebês que necessitam de cuidados intensivos; uma Ucinca (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru) com 04 leitos e uma Ucinco (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional) com 07 leitos.

Segundo dados do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HRLB/CONSAÚDE, somente no período de janeiro até dezembro de 2021, o HRLB registrou na enfermaria Covid-19 (26 leitos) um total de 772 internações e 63 óbitos. Na UTI Covid-19 (10 leitos), um total de 328 internações e 131 óbitos no período. Atualmente, para a Covid-19, o Hospital dispõe de 10 leitos de UTI, 10 leitos de suporte ventilatório pulmonar, 6 leitos de enfermaria exclusivos para a doença e mantém-se como unidade de triagem para atendimento dos casos.

Para o diretor-superintendente do CONSAÚDE, José Antonio Antosczezem, o Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, juntamente com cada funcionário, vem construindo uma história de lutas e conquistas. “2021 foi um ano de dificuldades mas também de muita coragem e chegamos a mais esta data de 28 de janeiro com motivos para celebrar. Tivemos a retomada das obras de modernização e ampliação do HRLB/CONSAÚDE. Com investimento total de R$ 28 milhões, o novo prédio vai contar com 98 leitos novos, incluindo 18 de UTI, pronto-socorro, área materno-infantil e ampliação do setor de oncologia, que é uma referência no Vale do Ribeira. Além disso, a implantação do serviço de radioterapia no HRLB/CONSAÚDE segue em andamento, com toda a documentação já aprovada pelos órgãos competentes. Agradecemos aos prefeitos, aos funcionários, demais autoridades que apoiam o Consórcio, especialmente durante o enfrentamento da pandemia. Nosso muito obrigado e parabéns a todos pelos 72 anos do HRLB/CONSAÚDE, afinal é uma conquista de cada um de nós!”, disse Antosczezem.

O presidente do CONSAÚDE e prefeito de Barra do Turvo Dr. Jefferson Luiz Martins parabenizou todos que construíram e constroem a história do Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua. “Temos a importância da assistência em saúde prestada pelo HRLB/CONSAÚDE, que realiza um trabalho de referência na região. Este Hospital, que é tudo para o Vale do Ribeira, é onde conseguimos ter um tratamento humanizado, sem contar a importância dos profissionais e o amor que eles dedicam aos pacientes. Sabemos do valor que este Hospital e o CONSAÚDE têm para o nosso Vale do Ribeira e municípios consorciados. Temos a certeza de que estamos no caminho do crescimento e desenvolvimento, especialmente quando falamos da saúde da população, que merece dignidade e um atendimento de qualidade, o que sempre buscamos oferecer. Parabéns a todos funcionários, a toda população do Vale do Ribeira por fazerem parte desta história!”, finalizou Dr. Jefferson.

História

O HRLB foi construído pelo governador Adhemar Barros. Na época, já era um Hospital de grande porte, equipado e preparado para atender à demanda regional. O Hospital foi construído em terreno doado pela família Zanella, tradicional em Pariquera-Açu. Pela sua magnitude, a estrutura estava pronta para funcionar.

Alguns anos depois, para capacitar os profissionais da região, foi criada a Escola de Auxiliar de Enfermagem, experiência tão bem sucedida que resultou na implantação do CEFORH – Centro Formador de Recursos Humanos, que funciona até hoje e capacita profissionais que atuam no HRLB e na região.

A gestão do Hospital Regional Vale do Ribeira, como era mais conhecido, no final da década de 1989, ficou a cargo do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira (CODIVAR), entidade que passou a gerenciar as unidades do Governo do Estado na região. O modelo de gestão demonstrou eficiência e transparência.

Em 2001, foi constituído o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira (CONSAÚDE) pelo então prefeito de Registro Samuel Moreira. Foram implantados novos serviços no HRLB, como o Anexo Materno-Infantil, a cardiologia, a oncologia, entre outras especialidades. Em pouco tempo, o CONSAÚDE conseguiu ampliar a capacidade de atendimento no HRLB e o leque de serviços especializados. Um trabalho dedicado a promover a qualidade no atendimento em saúde nas unidades do Vale do Ribeira e, algum tempo depois, também incluindo o Litoral Sul do Estado de São Paulo.

 

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS