26 de abril de 2024 - 03:16

HomeBRASILGripe no verão: saiba quais os principais sintomas e entenda como proteger...

Gripe no verão: saiba quais os principais sintomas e entenda como proteger a sua família

Considerada por muitos a estação mais esperada do ano, o verão remete ao descanso, atividades ao ar livre e, principalmente, muitos momentos em família.

No entanto, os casos de gripe têm aumentado gradativamente nos últimos meses, assim como o resfriado, que pode ser causado por mais de 200 vírus, sendo o rinovírus, o mais comum.

Com sintomas similares à Covid-19, a gente te explica os principais sintomas das doenças e te ajuda a prevenir a sua família para um verão sem convidados indesejados.

1.     Febre: Quando o organismo é afetado por alguma doença, o primeiro sinal de defesa é a elevação da temperatura corporal acima de 37,8 C°, caracterizando esse sintoma.

2.     Dor no corpo: Associada a processos inflamatórios ou infecciosos, como a gripe e a dengue, a dor no corpo acontece devido à desidratação do corpo, que está trabalhando para combater algum vírus ou outra doença.

3.     Coriza e congestão nasal: Presente quando há inflamação das fossas nasais, comumente conhecida como corrimento nasal, a coriza é transparente nos casos de gripe. A congestão, por sua vez, ocorre quando o tecido nasal inflama e dificulta o processo de respiração.

4.     Tosse: Ocorre principalmente pela garganta inflamada, tentando eliminar as obstruções do sistema respitarório.

Além de se atentar aos principais sintomas das doenças respiratórias e saber diferenciá-las, o aumento da imunidade durante este período é imprescindível. Adicione na sua rotina hábitos como a prática de uma alimentação adequada, exercícios físicos regulares e a manutenção do bem-estar, são atitudes que ajudam o organismo a se abastecer de nutrientes e substâncias corretas para que assim, o sistema imunológico promova uma resposta adequada para o corpo se manter forte, saudável e com a imunidade em alta. Com esses quesitos, há mais chances de combater o vírus da maneira certa e ainda proporcionar uma rápida recuperação.

COVID-19 ou gripe? Mesmo com sintomas semelhantes, a COVID-19 também se manifesta pela perda de olfato e paladar. Neste caso, o ideal é manter-se isolado a partir da manifestação dos sintomas e consultar um médico de confiança. Vacinar-se e cuidar da imunidade previne a disseminação da doença, casos graves e internações.

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS