25 de abril de 2024 - 21:05

HomeDESTAQUES DO DIACom a chegada do verão, confira 5 dicas para economizar energia com...

Com a chegada do verão, confira 5 dicas para economizar energia com o ar condicionado

A chegada do verão e das altas temperaturas tornam o ar condicionado um grande aliado da estação. Além de proporcionar conforto térmico e comodidade, o condicionador também oferece outros benefícios na rotina, como a melhora na concentração e na produtividade.

Por outro lado, esse uso frequente do aparelho também traz preocupações em relação ao aumento no consumo de energia elétrica. Foi pensando nisso preparamos algumas dicas essenciais para um verão fresco e econômico.

Invista em um aparelho Inverter

Se o objetivo do consumidor for economizar, o modelo de ar condicionado mais indicado é o Inverter. Seu sistema possui um compressor muito eficiente que permite atingir a temperatura ideal sem desligar, evitando picos de energia e contribuindo para a economia de energia.

Escolha a potência ideal

A potência em BTU/h do aparelho se refere a energia que é necessária para climatizar todo o ambiente de forma igual. Por meio desse cálculo, é possível determinar a capacidade e escolher o melhor aparelho de ar-condicionado de acordo com a carga térmica e o tamanho do ambiente, além de garantir economia no consumo de energia. Para facilitar esse processo, busque por uma calculadora de BTU/h online, nela é possível calcular de forma fácil e rápida a capacidade do aparelho ideal para cada ambiente.

Escolha o local ideal

A instalação do ar condicionado deve ser feita longe da parede e dos móveis, além de ser fixado em um local alto, assim o ar se espalha em todo o ambiente de forma mais fácil. Também é importante que a parte externa seja instalada em um local com boa circulação de ar e longe da luz solar, dessa forma o aparelho não irá precisar trabalhar mais que o necessário e consumir mais energia.

Utilize a função timer

Outra recomendação para economizar energia no verão é utilizar a função timer, através dela é possível programar o aparelho para desligar sozinho quando atingir a temperatura ideal enquanto você já estiver dormindo.

Fique atento a manutenção e a limpeza do aparelho

Peças danificadas ou filtros sujos atrapalham o desempenho do aparelho e podem influenciar no aumento do consumo de energia. A limpeza do filtro tela pode ser feita semanalmente, já a manutenção periódica com a assistência técnica credenciada deve ser feita de uma a duas vezes por ano. Um aparelho em ordem e limpo traz, além do frescor, proporciona um ambiente saudável e com ar puro.

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS