Nesta quinta-feira (16), o Vale do Ribeira foi anunciado, durante evento no Palácio dos Bandeirantes, como uma das Regiões que integram o programa Rotas Gastronômicas SP. Iguape, Barra do Turvo, Juquiá, Registro e Miracatu são algumas das cidades selecionadas.
A iniciativa ainda compreende o Vale do Paraíba & Mantiqueira e vai mapear outras regiões do estado para divulgação e fortalecimento da cadeia culinária local.
Em cada rota são mapeados empreendedores com base em representatividade local, autenticidade, qualidade do produto e facilidade de acesso dos turistas à produção rural. Para mais informações acesse: http://www.sppratodos.com.br/rotasgastronomicas.
Destinação de capital para as MITs
No mesmo dia, ainda foi anunciada a liberação de R$ 400 milhões para obras e melhorias de infraestrutura de 210 cidades turísticas do estado de São Paulo – 70 estâncias e 140 Municípios de Interesse Turístico (MITs).
Os recursos são provenientes do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens. Além dos R$ 400 milhões, divididos em 350 convênios, em 2021 foram saldados os restos a pagar de gestões anteriores, que chegaram a R$ 100 milhões.
Além de deixar as cidades turísticas mais bem preparadas, as obras ajudam na manutenção de empregos em outros setores, como construção civil, transportes e comércio em geral. Desde 2019, já foram liberados R$ 527 milhões para as cidades turísticas.
Retomada da economia
Na ocasião, a Secretaria de Turismo e Viagens e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenos Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) assinaram um termo de parceria para capacitar empresários e agentes públicos para obtenção de crédito para a retomada dos negócios. O programa é dividido em atividades presenciais, híbridas e online, com consultorias individualizadas, que cobrirão as 49 regiões turísticas do estado.
Os atendimentos terão início na segunda quinzena de janeiro. Serão três eixos: mobilizar e sensibilizar os empresários do setor sobre o programa e a disponibilidade de linhas disponíveis no mercado; capacitações, consultorias individuais e oficinas para elaboração de projetos; e orientação com foco no acesso ao mercado, oferecendo ferramentas para a formatação de produtos turísticos competitivos.
Diário do Ribeira