25 de abril de 2024 - 23:39

HomeDESTAQUE DA HORAIate Clube de Ubatuba oferece recompensa a quem caçar tubarões e causa...

Iate Clube de Ubatuba oferece recompensa a quem caçar tubarões e causa revolta

Um iate clube de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, está oferecendo recompensa em dinheiro a quem capturar ou matar tubarões nas praias da cidade. Em um e-mail enviado nesta semana para associados, o local diz que a medida se justifica pela “preocupação com possíveis danos ao turismo no município”.

 

Em 3 de novembro, um turista francês foi atacado por um tubarão na Praia de Lambeiro. No dia 14, uma idosa de 79 anos também acabou mordida, desta vez na Praia Grande.

A iniciativa de caça gerou revolta entre biólogos e ambientalistas. A organização não-governamental Ampara Silvestre rechaçou a prática em uma publicação nas redes sociais, explicando que a ideia, além de ineficaz, poderá causar desequilíbrios ambientais. Além disso, alerta para o fato de que a região de Ubatuba abriga espécies de tubarões que estão em risco de extinção.

“Esse incentivo é uma prática totalmente desnecessária e pode trazer efeitos muito piores para o equilíbrio dos mares paulista, afinal, tubarões são peça-chave no controle de águas vivas, por exemplo. Essa ideia estúpida já foi realizada no estado de Pernambuco e por países onde realmente ocorrem ataques sérios aos banhistas, e o que se observou foi um desequilíbrio nos mares que nada alterou os ataques”, escreveu a ONG.

“Os tubarões já estão entre as espécies mais ameaçadas do planeta, em especial pela sobrepesca, pesca acidental, e não precisam de estímulo para serem predadas e odiadas pelo homem. Não podemos deixar que a desinformação ameace nossa biodiversidade”, acrescentou.

Acompanhe a denúncia na íntegra feita pela ONG em sua página do Instagram.

 

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS