19 de março de 2024 - 06:38

HomeDESTAQUES DO DIAEstação Quarentenária de Cananéia (EQC) inaugura obras de ampliação no setor pecuário

Estação Quarentenária de Cananéia (EQC) inaugura obras de ampliação no setor pecuário

No próximo dia 04 de novembro, a Estação Quarentenária de Cananéia (EQC) irá inaugurar obras de ampliação de sua unidade de recepção de reprodutores suínos. A solenidade acontece a partir das 11h e contará com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

O MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – conta com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (Abcs) e da Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (Abegs).

A parceria público/privada começou em 2015, com assinatura do protocolo de intenções, que viabilizou em 2017 a reforma e ampliação das estruturas dos sítios um e dois da estação quarentenária de Cananéia, proporcionando a recepção e quarentena de suínos importados para fins de reprodução.

O investimento total das obras já realizadas pelo setor privado na estação quarentenária nos últimos anos ultrapassa R$10 milhões.

Em 2019, ocorreu a necessidade de nova ampliação da EQC, devido ao aumento da demanda das empresas de genéticas para importações e a entrada de novas empresas no mercado brasileiro. As obras de ampliação são fruto do acordo de cooperação técnica nº 73 celebrado em 2020, com o intuito de manter a suinocultura brasileira geneticamente atualizada e ao mesmo tempo preservar o alto status sanitário do rebanho nacional.

Embora sem confirmação, a agenda da ministra deve incluir outras cidades do Vale do Ribeira.

Diário do Ribeira

 

 

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS