26 de abril de 2024 - 00:05

HomeDESTAQUE DA HORAArticulado por jovens da Região, 'Plano Locomotiva SP-Vale do Ribeira' é apresentado...

Articulado por jovens da Região, ‘Plano Locomotiva SP-Vale do Ribeira’ é apresentado em Registro nesta quinta-feira (21)

Nesta quinta-feira (21), a cidade de Registro recebe um evento de ordem pioneira no Vale do Ribeira. Trata-se da apresentação do ‘Plano Locomotiva SP-Vale do Ribeira’, cuja proposta tange abertura a diálogos entre autoridades das diferentes entidades da federação (Municipal, Estadual e Federal), além de representações da sociedade civil, a fim de tornar públicas e evidentes as demandas e viabilizar o encaminhamento de ofícios de solicitação de recursos para as cidades ali representadas.

Reunindo vereadores e representantes locais, a iniciativa consiste, basicamente, em fomentar ações de desenvolvimento e crescimento na Região.

A mobilização para essa ‘importação’ do projeto ao Vale do Ribeira partiu de jovens  moradores da Região, Rafael Mainardis (19 anos), de Ilha Comprida e Gabriel Ferreira (23 anos), morador de Iguape. O interessante aqui é que a iniciativa parte de um viés de representatividade, uma vez que nenhum dos dois ocupa um cargo político.

“Eu e meu colega, Gabriel Ferreira, trabalhamos durante 3 meses juntos. Ligamos para vereadores de todo o Vale do Ribeira, de todos os municípios da Região. Em contato, organizamos esse evento marcante. Desde Apiaí, até a ponta do baixo serão representados por seus respectivos porta-vozes”, comentou Rafael Mainardis.

O jovem conta que sua primeira viagem à capital paulista foi justamente realizada em consonância com a iniciativa de trazer o projeto para a Região. Ele e Gabriel Ferreira estiveram presentes na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), representando o Vale do Ribeira.

 

 

“Nossa atuação (como jovens) já inspira muita gente que nos conhece. Graças ao evento, acredito que as pessoas já poderiam respirar aliviadas. Porque agora o Vale do Ribeira está se levantando para ser protagonista das próprias políticas públicas”, comentou Rafael.

Gabriel Ferreira transmitiu sua visão acerca da iniciativa, que, segundo ele, preconiza um maior entrosamento e proatividade entre os jovens. “Muitas pessoas perguntam: por quê? E eu respondo: porquê não? Disseram-me que a palavra convence mas o exemplo arrasta… Quem sabe possamos arrastar uma multidão de jovens e pessoas neste mesmo intuito de tentar promover na sociedade a mudança que almejamos? Para criticar somente já temos pessoas demais, queremos fazer parte da solução. Somos pequenos e os recursos escassos, mas de mãos dadas, dispensando a indiferença e com a graça de Deus avançamos”, avaliou o jovem.

De acordo com Mainardis, essa ‘força-tarefa’ no engajamento das pessoas ao projeto resultou em um número de 23 vereadores, além de representantes de ongs e associações, conselhos e representantes da comunidade, todos unidos na implementação de melhorias para todo o Vale do Ribeira. “A ideia é trabalharmos, todos nós, todas as cidades da Região, por um autossustento”, observou.

“Pela primeira vez temos todos os vereadores reunidos no mesmo espaço com os mesmos ideais e que voltarão para casa com os mesmo projetos em eixo ambiental, de economia e de saúde, os quais serão protocolados em seus municípios. Então é algo histórico. A gente quer que as pessoas vejam que a Região está se mobilizando – sem depender do governo estadual e governo federal – para fazer bons projetos”, finalizou Rafael Mainardis.

O evento terá início às 19h e será realizado no espaço La Blanca Eventos, à Rua Kinzo Tsunoda, n° 17, Jardim São Matheus, em Registro. Haverá uma coletiva de imprensa no local.

Plano Locomotiva

Pensando em como salvar a Economia sem deixar de lado a Saúde durante a pandemia, Kim Kataguiri (Deputado Federal), Arthur do Val (Deputado Estadual) e Rubinho Nunes (Vereador) se juntaram para criar o PLANO LOCOMOTIVA SP, um conjunto de Projetos de Leis que buscaram ajudar os comércios, auxiliar na vacinação e garantir a austeridade fiscal. Agora, com a pandemia chegando ao fim, estamos dando continuidade ao Plano com projetos de retomada econômica para os municípios.
Nessa missão eles não estiveram e não estão sozinhos; vereadores e prefeitos de diversos municípios embarcam na Locomotiva para aplicar as medidas em todas as regiões do estado.

Projetos de retomada econômica

• Instituir no Município a possibilidade e o direito aos munícipes de acesso a meios e formas de pagamento digitais para quitação de débitos de natureza tributária e não tributária, como pix e operações de cartão de débito e crédito.
• Dispõe sobre a cassação do alvará e da licença de funcionamento de postos de combustíveis que adulterarem e/ou venderem combustíveis adulterados.
• Instituir o Código de Defesa e a Patrulha de Apoio ao Empreendedor, dispondo sobre normas relativas à livre iniciativa, ao livre exercício de atividade econômica e à atividade regulatória do Município.
• Desconto do IPTU dos imóveis cujos contribuintes adotarem cães e gatos castrados e vacinados do centro de controle de zoonoses e ongs cadastradas
• Desconto do IPTU dos imóveis que têm árvores vivas dentro da propriedade ou na calçada em frente ao terreno.
• Desconto do IPTU dos imóveis que tenham sistema de captação de água da chuva para sua reutilização.
• Autorização de doação dos produtos apreendidos que especifica a instituições filantrópicas e de caridade no âmbito do Município.
• Estabelece a obrigatoriedade de colocação de placas informativas em obras públicas municipais paralisadas, contendo a exposição dos motivos da paralisação e dá outras providências.

 

Por Érica Xavier/Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS