27 de abril de 2024 - 01:49

HomeDESTAQUE DA HORADefesa Civil emite alerta de chuvas intensas para os próximos dias no...

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas para os próximos dias no Vale do Ribeira

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta diante da previsão de chuvas intensas, acumulados elevados, com riscos de deslizamentos, de sexta-feira (15) até terça-feira (19) em todo o Vale do Ribeira.

Por conta do cenário, a Defesa Civil orienta a população acerca de medidas preventivas que devem ser adotadas para reduzir os danos materiais e humanos:

– Afaste-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões;
– Afaste-se de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho.
– Nunca atravesse uma via com água ou lama de deslizamento fluindo;
– Diante do aparecimento de fendas e rachaduras nas paredes ou de qualquer sinal de deslizamento, abandone o local imediatamente e procure abrigo fora da área de risco.

Em casos de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199, ou também os Bombeiros (193) e a Polícia Militar (190). Para mais informações sobre como se prevenir visite o site spalerta.sp.gov.br.

Alertas no celular e na TV

A Defesa Civil do Estado envia alertas gratuitamente por SMS com informações em tempo real sobre chuvas fortes e alagamentos. Basta cadastrar o número enviando seu CEP para 40199. É possível acompanhar avisos de ocorrências também pelo perfil @defesacivilsp no Twitter.

Desde 28 de outubro, clientes de TV por assinatura recebem mensagens de alertas de desastres naturais, na iminência de eventos como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e chuvas de granizo.

As mensagens aparecem em formato de um pop-up (imagem sobreposta à tela) com tempo de exposição de 10 segundos. Não é necessário se cadastrar para receber as notificações de emergência pela TV paga. Há opção de o assinante fechar o pop-up se desejar.

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS