26 de abril de 2024 - 02:26

HomeDESTAQUES DO DIAPrefeitura de SP retoma 100% das consultas presenciais em UBSs e AMAs

Prefeitura de SP retoma 100% das consultas presenciais em UBSs e AMAs

A cidade de São Paulo retorna nessa segunda-feira (4) 100% dos atendimentos presenciais oferecidos nas unidades de saúde da cidade. A autorização foi publicada no Diário Oficial no último sábado (02).

Serão retomados todos os atendimentos médicos e serviços prestados por enfermeiros, as “equipes multiprofissionais” que são formadas por educadores físicos, terapeutas, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos e assistentes sociais. Os serviços odontológicos prestados nas UBSs também voltarão a ser disponibilizados, as Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) retornará seguindo os protocolos específicos para os atendimentos.

O retorno é devido ao avanço da vacinação contra Covid na cidade.

Segundo a gestão municipal, cerca de 94,7% da população entre 12 e 17 anos, tem pelo menos a primeira dose da vacina.

Segundo o decreto do secretário, o atendimento presencial nas unidades de saúde está condicionado ao cumprimento dos protocolos de saúde:

  • obrigatoriedade do uso de máscaras faciais cobrindo nariz e boca;
  • uso adequado de EPIs pelos profissionais de saúde:
  • manutenção do distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas;
  • higienização frequente das mãos;
  • proibição de aglomeração;
  • estabelecimento de áreas específicas para atendimento/isolamento de pacientes sintomáticos respiratórios ou suspeitos/confirmados de Covid-19.

O agendamento de consultas estava suspenso desde março desse ano na rede municipal de saúde de São Paulo e foi retomado gradualmente em 21 de junho com até 50% da capacidade presencial e os outros 50% em teleatendimento.

 

Diário do Ribeira/Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS