26 de abril de 2024 - 03:56

HomeBRASILVacina Clover mostra 100% de eficácia contra casos graves da covid-19

Vacina Clover mostra 100% de eficácia contra casos graves da covid-19

100% de eficácia contra casos graves e hospitalização para qualquer cepa circulante do novo coronavírus. Este é o resultado dos estudos de fase 3 da vacina Clover, da fabricante chinesa Sichuan Clover Biopharmaceutical. E tem mais: há eficácia contra casos leves e moderados de 84% — sendo de 79% para Delta e 92% para Gama, as variantes que circulam no Brasil.

A pesquisa, que começou em março passado, foi realizada com 30 mil voluntários em cinco países, em quatro continentes, incluindo o Brasil. Os resultados já foram enviados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e uma reunião deve ocorrer nos próximos dias.

A coordenadora dos testes no Brasil, Sue Ann Costa Clemens, ressalta que além da alta eficácia o destaque da nova vacina é atuar contra as variantes que mais preocupam. Dos casos positivos, 38% foram provocados pela variante Delta, 25% pela MU, 9% pela Gama e 8% pela beta, entre outros.

A vacina da Clover é recombinante da proteína S do Sars-CoV-2, aplicada em duas doses com intervalo de 22 dias. Sua submissão já foi iniciada na Europa, junto à Agência Europeia de Medicamentos (EMA). Caso seja aprovada, esse ano, será a primeira usando essa tecnologia na Europa. (Com informações do Jornal O Globo)

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS