26 de abril de 2024 - 22:29

HomeDESTAQUES DO DIA1º Encontro Itinerante da Indicação Geográfica da Banana do Vale do Ribeira...

1º Encontro Itinerante da Indicação Geográfica da Banana do Vale do Ribeira acontece entre os dias 21 e 24 de setembro

O Sebrae-SP e o Instituto Federal de SP (IFSP) realizam entre os dias 21 e 24 de setembro, das 08h30 às 12h30, o 1º Encontro Itinerante da Indicação Geográfica da Banana do Vale do Ribeira nas cidades de Registro, Miracatu, Eldorado e Cajati.

O objetivo é informar e promover a Indicação Geográfica “Banana do Vale do Ribeira”.

No dia 21, o público será formado por representes dos municípios de Registro, Sete Barras e Pariquera-Açu. No dia seguinte (22), Miracatu, Juquiá, Pedro de Toledo, Itariri e Iguape. Para o dia 23, Eldorado, Iporanga e Quilombolas. Por fim, no dia 24, Cajati, Jacupiranga e Barra do Turvo.

“Queremos promover e disseminar o conceito sobre a Indicação Geográfica da banana no Vale do Ribeira, informando todos os agentes envolvidos na cadeia da bananicultura local. Nossa intenção é promover a integração entre todos os elos desta cadeia para a construção da Indicação Geográfica que atende, de maneira igualitária, todos os produtores, promovendo o associativismo em prol da nossa região”, comenta o consultor de negócios do Sebrae-SP, Claudio Perin.

Produtores de banana, agroindústrias, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, pesquisadores, lideranças comunitárias, cooperativas, associações, instituições de ensino e pesquisa, poder público e representantes de entidades governamentais e não governamentais irão participar do evento que vai contemplar toda a região em sua principal atividade econômica.

A ação conta com as parcerias da ABAVAR, CDRS, MAPA, CooperCentral, Itesp, Sindicatos Rurais e Prefeituras Municipais do Vale do Ribeira.

Indicação Geográfica

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o registro de Indicação Geográfica é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer.

A maior parte das Indicações Geográficas é formada pelos pequenos negócios, segundo levantamento do Sebrae. O reconhecimento de uma Indicação Geográfica no Brasil é obtido por meio de registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Hoje o país possui Indicações Geográficas em vários setores, como vinhos, artesanatos, cafés, queijos, frutas, entre outros.

Serviço

1º Encontro Itinerante da Indicação Geográfica de Banana do Vale do Ribeira

Dia 21/09, em Registro
Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- Campus Registro
Endereço: Estrada Municipal do Bairro Agrochá, RGT 265, nº 5180, Bairro Agrochá, Registro – SP
Público: Registro, Sete Barras, Pariquera-Açu

Dia 22/09, em Miracatu
Local: Câmara Municipal de Miracatu
Endereço: Av. Washington Luís, 200 – Centro, Miracatu – SP, 11850-000
Público: Miracatu, Juquiá, Pedro de Toledo, Itariri, Iguape

Dia 23/09, em Eldorado
Local: Ginásio Poliesportivo Municipal Felix Valóis Pupo
Endereço: Av. Caraitá, 610, Eldorado – SP
Público: Eldorado, Iporanga, Quilombolas

Dia 24/09, em Cajati
Local: Departamento Municipal da Educação
Endereço: R. Roma, 179 – Vila Antunes, Cajati – SP
Púbico: Cajati, Jacupiranga, Barra do Turvo

 

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS