22 de setembro de 2021 - 12:19

HomeBRASILCoronavírus: Pfizer anuncia parceria para produzir vacina no Brasil

Coronavírus: Pfizer anuncia parceria para produzir vacina no Brasil

Na manhã desta quinta-feira (26) a farmacêutica norte-americana Pfizer anunciou um acordo com a brasileira Eurofarma para a produção local da vacina de mRNA da empresa contra a Covid-19, a ComiRNAty. A imunização será distribuída exclusivamente na América Latina.

Esta será a terceira vacina fabricada em território nacional. A CoronaVac, da Sinovac, é fabricada em parceria com o Instituto Butantan (SP). Já a vacina da AstraZeneca/Oxford é fabricada pela Fiocruz (RJ).

Em nota, a Pfizer afirmou que foi assinada uma carta de intenção com a empresa brasileira, que ficará responsável pelas “atividades de fabricação dentro da cadeia de fornecimento e rede de fabricação de vacinas contra a Covid-19 globais da Pfizer e da BioNTech”.

A previsão é que as atividades de transferência técnica, desenvolvimento no local e instalação de equipamentos comecem imediatamente. A Eurofarma receberá o produto de instalações nos Estados Unidos e a fabricação das doses acabadas terá início em 2022.

A expectativa é que, em plena capacidade operacional, a produção anual no Brasil da vacina da Pfizer excederá 100 milhões de doses. Com o acordo, a Pfizer afirmou que a produção de seu imunizante será feita em quatro continentes, em mais de 20 instalações.

 

Diário do Ribeira/Gazeta SP

Foto: SyhinStas

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS