26 de abril de 2024 - 10:06

HomeVALE DO RIBEIRAFerramenta da Nasa aponta aumento da maré em Cananéia, Iguape e Ilha...

Ferramenta da Nasa aponta aumento da maré em Cananéia, Iguape e Ilha Comprida

Uma nova ferramenta desenvolvida por engenheiros da Nasa prevê como 293 cidades portuárias do mundo serão afetadas pelo derretimento de porções diferentes de todas as massas de gelo no mundo.
Cananéia, Iguape e Ilha Comprida estão sendo monitorados e a cidade mais próxima apontada pela ferramenta é Cananéia que, em 2020 marcou 0,07 m, já em 2050 estima-se avanço para 0,28 m.
Suas projeções do nível do mar são informadas por dados coletados por satélites e instrumentos em solo, bem como por análises e simulações em computador.
Um futuro de baixa emissão, por exemplo, ocorreria se a humanidade reduzisse suas emissões de gases de efeito estufa, diminuindo os efeitos da mudança do nível do mar provocada pelo clima. A outra extremidade do espectro de emissões produz projeções com o aumento mais rápido do nível do mar, informações que podem ser úteis para o planejamento costeiro que leva em conta possibilidades menos prováveis, mas potencialmente mais destrutivas.
De acordo com a Nasa, a ferramenta pode exibir os níveis futuros do mar em vários cenários socioeconômicos e de emissão de gases de efeito estufa, incluindo um futuro de baixas emissões, uma trajetória de “negócios como de costume” com emissões em seu caminho atual e um cenário de “emissões aceleradas”.

 

Diário do Ribeira/Da Reportagem

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS