25 de abril de 2024 - 22:00

HomeESTADOVereador de SP diz que Celso Pitta era 'negro de alma branca';...

Vereador de SP diz que Celso Pitta era ‘negro de alma branca’; ouça

O vereador Arnaldo Faria de Sá (Progressistas) causou revolta em boa parte dos vereadores da Câmara Municipal de São Paulo na noite desta segunda-feira ao se referir ao ex-prefeito Celso Pitta como “negro de alma branca”.

“Eu me preocupei com um negro, que era o Pitta, o prefeito da Capital, que estava escorraçado, estava sendo atacado, vilipendiado”, disse. “Derrotei o impeachment, ele levou seu mandato até o final. Eu estava preocupado com um negro de verdade, negro de alma branca como as pessoas costumam dizer, não podemos ter essa preocupação de não estar preocupado com todos”, completou, segundo a “Folha de S. Paulo”.

 

A fala aconteceu durante discussão do Projeto de Intervenção Urbana do Setor Central.

Depois, Faria de Sá pediu desculpas. “Eu errei, não quero discutir com ninguém, quero pedir desculpas humildemente”.

A bancada de vereadores do PSOL anunciou que vai denunciar o vereador no Conselho de Ética da casa após ele usar a expressão. O uso do termo foi registrado apenas em áudio porque o parlamentar participava da sessão plenária remotamente, sem o uso da webcam.

“Não admitimos racismo na maior Câmara do País e em nenhum lugar. O vereador que falou que já defendeu um ‘negro de verdade, um negro de alma branca’ logo após minha fala em plenário vai ser levado à Corregedoria”, disse Luana Alves, vereadora pelo PSOL.

 

O presidente da Câmara, Milton Leite (DEM), também criticou a declaração. “A fala é uma fala racista. Realmente, ela merece um reparo público e imediato”, disse. Outros vereadores, de diferentes correntes políticas, também demonstraram repúdio à fala do colega.

 

Diário do Ribeira/Gazeta SP

Foto: Thiago Neme

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS