26 de abril de 2024 - 06:59

HomeESTADOProcon-SP lança cartilha sobre os direitos dos consumidores LGBTQIA+

Procon-SP lança cartilha sobre os direitos dos consumidores LGBTQIA+

O Procon-SP lançou nesta segunda-feira, data em que se comemora o Dia do Orgulho LGBTQIA+, uma cartilha sobre os direitos dos consumidores desse segmento. O material reúne informações sobre as leis que garantem seus direitos e canais para denúncias – como o próprio Procon, a Defensoria Pública, o Ministério Público e poder Judiciário. A cartilha destaca que a discriminação é considerada crime no Brasil. “A vida em sociedade exige respeito às diferenças. Se queremos ser respeitados em nossas singularidades, não podemos nos calar diante de situações de discriminação e violência”, diz o material. (Mônica Bergamo, da Folhapress)

Diversidade. Ainda no tema dos direitos LGBTQIA+, a Airbnb lançou um manual de diversidade para orientar os anfitriões do site na recepção de hóspedes com esse perfil. O documento tem informações sobre diversidade de gênero e traz recomendações como evitar perguntas pessoais e buscar entender o pronome e nome de preferência do hóspede. A empresa diz também que tem uma política contra discriminação e exige que os anfitriões aceitem um termo de compromisso sobre o tratamento sem preconceito a pessoas de diferentes raças, religião, origens, etnias, gênero, idade ou orientação sexual. (Joana Cunha, da Folhapress)

Solidariedade no frio. A Campanha Inverno Solidário segue arrecadando cobertores e agasalhos em todo o estado de São Paulo. Para doar basta procurar o Fundo Social de seu município ou entregar a doação em algum dos pontos da região metropolitana da Capital, como estações do Metrô e CPTM e terminais EMTU. As peças arrecadadas são destinadas para os municípios paulistas e para as entidades sociais da Capital cadastradas no Fundo Social, além de hospitais e albergues. Para mais informações, acesse spmaishumana.sp.gov.br/inverno-solidario.

Obras na zona leste. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou parcialmente desde segunda-feira (28) o cruzamento da avenida do Imperador com a rua Trevo de Santa Maria, no Parque Guarani, zona leste da Capital, para realização de obras. A intervenção, realizada pelas equipes da Subprefeitura São Miguel Paulista, tem duração prevista de 30 dias. A Engenharia de Tráfego da CET vai monitorar a interdição e orientar o trânsito na região, visando manter as condições de fluidez e preservar a segurança dos usuários da via.

Poupatempo em Bertioga. O Governo do Estado autorizou a implantação de unidade do Poupatempo em Bertioga, na Baixada Santista. O vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) fez o anúncio do 50° posto anunciado como parte do plano de expansão do programa na última sexta-feira (25). O Poupatempo de Bertioga terá o sistema Balcão Único, que conta com atendentes multitarefas e ampla oferta de serviços eletrônicos. A estrutura já foi testada pela população nas unidades de Aguaí, Lençóis Paulista, Jales e Salto, escolhidas para o projeto piloto.

 

Diário do Ribeira/Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS