26 de abril de 2024 - 10:46

HomeDESTAQUES DO DIACom apenas 20% de visão, empresária desenvolve método que ensina braile a...

Com apenas 20% de visão, empresária desenvolve método que ensina braile a distância

Quando sentiu dificuldade para encontrar um profissional ou instituição que a alfabetizasse no sistema Braile, a empresária Daniela Reis Frontera, 48 anos, não imaginava que a promessa de ensinar o método a outros deficientes visuais transformaria tantas vidas.

Para a idealizadora e multiplicadora do Enxergando o Futuro, atualmente com 20% da visão, poder ler é também uma forma de inclusão e o Braille é o caminho para isso. Assim, em novembro de 2019, nascia o projeto com aulas gratuitas e presenciais. “Começamos na minha cidade, Duartina, interior de São Paulo, com dez alunos. Contudo, em março de 2020, com o início da quarentena, as atividades tiveram que ser suspensas”, lembra.

Plataforma digital

Em busca de uma solução que fosse capaz de dar continuidade ao ensino, Daniela se uniu ao amigo Ricardo Barreiros e à sua professora, especialista em deficiência visual e madrinha técnica do projeto, Grasiele de Moraes. Juntos, eles lançaram uma plataforma digital que possibilita ao interessado acessar o treinamento e material educativo, assim como receber orientações. A aceitação dos alunos foi imediata e os resultados começaram a aparecer rapidamente. Atualmente, com mais de 160 alunos de 16 estados brasileiros têm acesso ao projeto.

“Criamos uma plataforma totalmente acessível e gratuita para que os deficientes visuais iniciassem a alfabetização por meio do Braile passo a passo. Foi um desafio e tanto! No início houve rejeição, algumas pessoas não acreditavam no ensino a distância. Porém, em três meses passamos de dez para 100 alunos, hoje estamos com mais de 180. Recentemente, deficientes visuais de Portugal e da África do Sul iniciaram suas aulas por meio da plataforma. O projeto cresceu, mas queremos mais. De acordo com o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 6,5 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência visual. No Sudeste, 3,1% da população é afetada, ou seja, 2.508. São 587 pessoas com cegueira ou baixa visão. Portanto, tem muita gente para alcançarmos ainda.”

Para saber mais sobre o projeto visite:

https://enxergandoofuturo.com.br/
https://www.youtube.com/enxergandoofuturo
https://www.linkedin.com/company/enxergando-o-futuro/
https://www.instagram.com/enxergandoofuturo/
https://www.facebook.com/projetoenxergandoofuturo

 

Diário do Ribeira

 

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS