26 de abril de 2024 - 03:21

HomeDESTAQUES DO DIAAutoridades querem que o comando das policias Civil e Militar seja regionalizado

Autoridades querem que o comando das policias Civil e Militar seja regionalizado

Atualmente as polícias Civil e Militar do Vale do Ribeira são subordinadas à Baixada Santista, por isso o Conseg Registro, que teve sua diretoria reeleita por mais dois anos, vem fazendo campanha para que o comando das policias Civil e Militar seja regionalizado.

A causa já ganhou importantes apoios, fundamentais para o seu sucesso. Dois meses atrás, o deputado federal Samuel Moreira (PSDB-SP) divulgou em suas redes sociais que tem trabalhado intensamente para viabilizar a proposta. “Essa ação trará um ganho histórico para a nossa região, pois é uma elevação de patamar para a segurança pública do Vale do Ribeira”, disse Samuel.

Para o presidente do Conseg Registro-SP, Dilson Tsunoda, “não dá pra se falar em Vale do Futuro enquanto as polícias Civil e Militar da região continuarem dependentes da Baixada Santista”. Ele lembra que as outras secretarias têm direções regionais no Vale do Ribeira. “Menos a Segurança Pública, que é uma área tão importante para a população”.

Tsunoda acrescenta que “o Vale do Ribeira já tem uma estrutura sólida e uma alta demanda, mas que nem sempre é atendida em razão de sua completa dependência de Santos. A Baixada Santista é uma região de forte necessidade, o que torna praticamente inviável atender também o Vale do Ribeira, tanto em termos estruturais quanto administrativos”.

Há poucos dias, foi a vez do diretor do Deinter-6, delegado Manoel Gatto Neto. Embora o Vale do Ribeira hoje seja subordinado ao departamento sob seu comando, Gatto afirmou que será um facilitador para a criação do novo departamento. “Jamais eu poderia me opor a essa legítima pretensão”, garantiu.

Até 1999, o Vale do Ribeira tinha a sua Delegacia Regional de Polícia, em Registro-SP, que à época respondia a um departamento único, sediado na capital, responsável pela Polícia Civil de todo o interior do Estado.

Entretanto, com a descentralização do órgão, em novembro daquele ano, as delegacias regionais foram extintas, e foram criados departamentos nas regiões, entre eles o Deinter-6, ao qual o Vale do Ribeira passou a ser subordinado.

Diretoria do Conseg Registro

A diretoria reeleita para permanecer à frente do Conselho Comunitário de Segurança de Registro até maio de 2023 é composta por Dilson Tsunoda, na presidência; Marco Antônio Câmara Andrade, vice-presidente; Joana Soares, 1ª secretária; Mônica Nogueira Lima, 2ª secretária, e Celso Luiz Bertelli Maeji, diretor social e de assuntos comunitários.

O Conseg realiza reuniões periódicas, abertas a todos os interessados, sempre na última terça-feira de cada mês, com início às 19 horas.

Atualmente, os encontros acontecem no salão Associação Cultural Nipo Brasileira de Registro-SP (Bunkyo), que, por ser amplo e arejado, permite que sejam respeitadas as regras sanitárias estabelecidas em razão da pandemia de covid-19.

Diário do Ribeira / Reportagem

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS