26 de abril de 2024 - 09:13

HomeESTADORicardo Nunes, prefeito de SP, é investigado por lavagem de dinheiro

Ricardo Nunes, prefeito de SP, é investigado por lavagem de dinheiro

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), é investigado pela Polícia Civil por suspeita de participar de um esquema de lavagem de dinheiro desviado da prefeitura no período em que foi vereador na Capital. Os investigadores apuram detalhes sobre depósitos na conta da empresa do emedebista, de sua mulher e de seus filhos, após alerta de órgãos de controle.

De acordo com o “Estadão”, as evidências foram levantadas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que ainda mapeou movimentações financeiras suspeitas de entidades comandadas por ex-funcionários do prefeito. Elas gerenciavam creches da cidade, mas parte dos recursos recebidos da gestão municipal foi parar em contas de seus próprios gestores, depois de passar por contas de empresas que, para a polícia, são de fachada.

Um dos pontos da investigação está relacionado a dois depósitos em dinheiro, em um total de R$ 150 mil, feitos na conta de uma dedetizadora registrada em nome do prefeito e seus familiares. Os investigadores apuram as circunstâncias dos depósitos atípicos – o Coaf emite alertas para transação em espécie em valores elevados para prevenir lavagem de dinheiro.

Questionado pela reportagem do “Estadão”, Nunes afirmou em nota que “não há depósitos sem origem” na conta de sua empresa, mas não informou quem fez os pagamentos que levaram o Coaf a emitir o alerta.

O Ministério Público já se manifestou favoravelmente à continuidade do inquérito, que está em segredo de Justiça e teve início em dezembro de 2020.

Ricardo Nunes tomou posse como prefeito em 16 de maio, após a morte do titular Bruno Covas (PSDB). Filiado ao MDB, Nunes foi vereador por dois mandatos e é ligado a associação de empresários da zona sul de São Paulo e à Igreja Católica.

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS