26 de abril de 2024 - 06:20

HomeDESTAQUE DA HORAJaguatiricas são flagradas interagindo com câmeras de monitoramento em área do Legado...

Jaguatiricas são flagradas interagindo com câmeras de monitoramento em área do Legado das Águas

Um monitoramento de fauna realizado a partir do projeto que nasceu da parceria do Onçafari – projeto dedicado ao estudo e conservação da vida selvagem – e o Legado das Águas – maior reserva privada de Mata Atlântica do país, gerou, nos últimos 3 meses, mais de 1.700 registros de animais de mais de 30 espécies.

Uma das etapas do projeto contou com 20 câmeras instaladas, fornecidas pela Log Nature e faz parte do Onçafari Science, braço científico da instituição, que tem como objetivo a observação do comportamento de animais, avaliando seu estado de saúde e desenvolvendo pesquisas ecológicas.

No Legado das Águas, as ações visam realizar o levantamento populacional de onças-pardas e pintadas na Reserva para ações de proteção desses felinos na Mata Atlântica, incluindo atividades de ecoturismo como ferramenta para a conservação.

Os destaques da temporada foram os pequenos felinos, flagrados interagindo com as câmeras e até mesmo caçando, em especial para as jaguatiricas (Leopardus pardalis), de porte médio, consideradas o terceiro maior felino das Américas. Foram 34 aparições, possivelmente de mais de uma jaguatirica.

 

 

O Tikún, a onça-parda macho que foi destaque na outra temporada, também foi avistado novamente.

Além dos felinos, outros animais como gaviões, serpentes e outros mamíferos interagiram com as câmeras, resultando em curiosos autorretratos.

Acompanhe no link seguir alguns registros: https://www.instagram.com/tv/CNfB-WKHKXM/

 

Diário do Ribeira

 

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS