26 de abril de 2024 - 12:45

HomeVALE DO RIBEIRAFrente fria chega nessa segunda trazendo ventos, chuva, ressaca e alagamentos na...

Frente fria chega nessa segunda trazendo ventos, chuva, ressaca e alagamentos na Região

Depois de um final de semana quente e seco (já conforme as previsões), o clima em toda o Vale Do Ribeira mudará bruscamente na tarde dessa segunda-feira (12), onde são esperadas pancadas de chuva de forte intensidade e queda considerável na temperatura.

A Defesa Civil alerta para a formação de um ciclone extratropical, associado à passagem de uma frente fria, resultará em ventos intensos, maré alta e ondas elevadas entre segunda (12) e terça-feira (13).

O domingo (11) será de muito sol e calor. As máximas devem atingir os 35º e a sensação térmica ficar ainda maior, na casa dos 37º.

A segunda-feira (12) também começará com sol e calor. Menos do que no domingo, é verdade, chegando no máximo aos 31º. Porém, a tarde, mais precisamente após as 16h são esperadas pancadas de chuva de forte intensidade, que deverão vir acompanhadas de rajadas de vento moderados e raios. Há risco de alagamentos.

Ainda na segunda uma queda significativa na temperatura será observada. Em menos de 3 horas ela cai dos 31 para os 24º. A noite ela despenca ainda mais, podendo gerar uma sensação térmica de 17º na madrugada.

A terça-feira (13) começa chuvosa e deve seguir assim ao longo do dia e da noite. Pela manhã, a chuva tende a ser mais intensa e presente. A tarde ela continua, mas de forma mais esparsa. As máximas no dia não devem passar dos 25º. A noite. 19º, com sensação de 18º.

A quarta-feira (14) será nublada pela manhã, com garoa. A tarde o sol deve aparecer entre nuvens. As temperaturas seguirão a mesma tendência da terça.
O tempo só volta a ficar firme na quinta, dia 15.

Previsão de maré alta e ressaca do mar

A partir da tarde de segunda-feira, o mar ficará agitado, com ondas que poderão ultrapassar dois metros de altura e maré de até 1,7 metro, com tendência a passar de 1,8 metro na tarde de terça-feira, representando aumento de, ao menos, 30 centímetros em relação à tábua de marés.

“A combinação de maré alta com ondas elevadas pode provocar ressaca. Já tivemos uma há menos de duas semanas. Essa época do ano, entre março, abril e maio, é a mais comum para esse evento devido a sistemas meteorológicos que influenciam a região”, explica o meteorologista da Defesa Civil, Franco Cassol.

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações da Região, o estado é de atenção.

Alagamentos

Se as previsões se confirmarem, há possibilidade de alagamentos pontuais nas cidades litorâneas devido à ação conjugada de ondas e maré, que pode ser agravada com pancadas de chuva. No entanto, segundo a Defesa Civil, são esperados poucos impactos nas estruturas urbanas costeiras.

Alertas

Munícipes que quiserem receber informações sobre previsão de eventos climáticos extremos podem se cadastrar enviando o CEP por mensagem de texto (SMS) para o número 40199. Quem precisar de socorro também pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.

 

Diário do Ribeira/Grupo Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS