26 de abril de 2024 - 04:31

HomeMUNDOCápsula respiradora é alternativa no tratamento do novo coronavírus

Cápsula respiradora é alternativa no tratamento do novo coronavírus

Uma cápsula inovadora de respiração está contribuindo no tratamento do novo coronavírus (Sars-CoV-2) e evitando a necessidade de intubação em diversos hospitais pelo Brasil e, mais recentemente, na Baixada Santista. Conhecida como “7Lives Helmet”, a solução de tecnologia nacional ajuda na recuperação de pacientes antes mesmo de darem entrada nas Unidades de Terapia Intensiva.

Regulamentado pela ANVISA, o equipamento desenvolvido pela Agile Med em parceria com a Promoinfláveis (maior transformadora de PVC flexível inflável do Brasil), registrado e fabricado pela Medicalway, vem sendo um importante aliado para evitar o colapso nas UTI´s. Sua estrutura consiste em uma interface de ventilação não-invasiva, que funciona como um capacete com filtros e exaustão antiviral e antibacteriana. O paciente fica dentro da cápsula recebendo pressão e ar renovado, reduzindo a necessidade de intubação.

Com fechos ajustáveis que oferecem maior segurança, conforto e agilidade na limpeza, a cápsula “7Lives Helmet” é produzida, em sua maior parte, de material PVC atóxico, tendo sua membrana de vedação do pescoço em látex .

Segundo o fisioterapeuta e CEO da Agile Med, Renato Abreu, a tecnologia foi adquirida na região em um importante momento em que há a necessidade de uma intervenção mais eficaz. “Incorporamos a cápsula em importantes hospitais do país, como o Hospital de Clínicas de São Bernardo do Campo, Hospital Estadual Mário Covas, Hospital Samaritano, Hospital Portinari, Rede D’Or Jabaquara, entre outros. Diante de um momento crítico na saúde por conta da pandemia, ficamos honrados em poder contribuir com uma tecnologia que, de fato, salva vidas”, diz.

Atualmente, cinco hospitais dos municípios de Santos, Praia Grande e Guarujá estão utilizando o equipamento. Para Renato Abreu, a cápsula respiradora permite uma importante resposta na recuperação destes pacientes. “Entendemos o quão importante para os hospitais é encontrar novas soluções que tragam boas respostas no tratamento da Covid-19. A tecnologia surge para auxiliar, ainda mais, as equipes médicas diante de um cenário problemática na saúde em todo o país”, conclui.

Dados atualizados da Organização Mundial de saúde (OMS) apontam que aproximadamente 14% das pessoas que testam positivo para a Covid-19 requerem de hospitalização e suporte de oxigênio, sendo que 5% destes dão entrada em Unidades de Terapia Intensiva.

 

A AGILE MED

A Agile Med é uma empresa especializada em locação de equipamentos para Unidades Hospitalares, inclusive para os setores de alta complexidade, como UTI e Centro Cirúrgico.

 

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS