23 de abril de 2024 - 05:47

HomeDESTAQUES DO DIAOficina, bate-papo e documentário dialogam sobre autismo no Sesc Registro

Oficina, bate-papo e documentário dialogam sobre autismo no Sesc Registro

Na semana em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, o Sesc Registro realiza programação para dialogar sobre o tema com o público do Vale do Ribeira. A data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de difundir informações sobre o neurodesenvolvimento humano e reduzir o preconceito que cerca as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA). De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo.

Na sexta (dia 5) o Sesc Registro realiza o bate-papo Explorando o Universo Autista, com a neuropsicóloga Ingrid Macedo e o palestrante e autista Tio Faso, com mediação da educadora e autista Cintia Midori. Os participantes dialogam sobre diversidade dentro do espectro autista, diagnóstico, avanços na pesquisa e tratamento, entre outros temas. O debate será feito após a exibição do documentário Stimados Autistas, que apresenta relatos reais de adultos diagnosticados tardiamente com Transtorno do Espectro Autista, contando como foi crescer sem o diagnóstico, como foi a busca por profissionais e sobre as adaptações feitas após descobrirem que são autistas.

Produzido pela Paradoxa, que atua com educação pautada na diversidade, o documentário é dirigido por Cristiano de Oliveira, autista diagnosticado aos 34 anos. A exibição, seguida do bate-papo, será no Teatro “Wilma Bertelli” do Sesc Registro e terá início às 19h. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes. A classificação indicativa é de 16 anos.

Já no sábado (dia 6) acontece a Oficina de Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA) de baixa tecnologia, com a presença da neuropsicopedagoga Thais Smarzaro, especialista dedicada ao aprendizado da pessoa neurodivergente, e de Cintia Midori, pesquisadora, palestrante, autista e criadora de conteúdo sobre o tema no Vale do Ribeira. Na atividade, as educadoras explicam o que é e para que serve a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), ferramentas que auxiliam pessoas que têm dificuldades de comunicação e linguagem. A oficina é gratuita, voltada a maiores de 16 anos e começa às 15h, com entrega de senhas 30 minutos antes.

Trailer documentário Stimados Autistas:

Diário do Ribeira / Grupo Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS