2 de maio de 2024 - 21:21

HomeBRASILDeputada quer autonomia regional na administração das vagas do SUS

Deputada quer autonomia regional na administração das vagas do SUS

A deputada Ana Perugini (PT) quer que cada região tenha autonomia para administrar as vagas do SUS disponíveis nos municípios de sua área de abrangência, ampliando o uso da estrutura regional já existente e encaminhando o paciente de forma rápida à unidade especializada mais próxima de sua casa.

Além da agilidade na prestação do serviço, a medida também busca a transparência nas listas de espera, que diminui a ansiedade do paciente e permite que ele se organize para o momento da realização do procedimento.

Além da regionalização e da transparência, outras medidas precisam ser tomadas para tonar o Cross mais efetivo. Entre elas estão a contratação de médicos especialistas, a avaliação sobre a necessidade de compra de equipamentos e a abertura de novos leitos.

Idealizado e coordenado pela deputada Ana Perugini, a Frente Parlamentar do sistema Cross/SUS foi criada em 2023 na Assembleia Legislativa de São Paulo, com apoio de 43 dos 94 deputados e deputadas da Casa. A frente tem por objetivo avaliar o funcionamento da ferramenta e estudar ações para torná-la mais eficiente e transparente.

Atualmente existem 255,7 mil pessoas aguardando por cirurgias na rede pública do estado de São Paulo.

O que é o Sistema Cross
A Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) é um sistema de tecnologia da informação criado pela Secretaria Estadual da Saúde para distribuição, regulação e controle dos recursos disponíveis nos âmbitos pré-hospitalar, ambulatorial e regulação entre regiões. O sistema é atualizado pelos próprios médicos, a fim de buscar os melhores recursos e atendimento (leitos, exames, cirurgias e medicamentos) para o paciente e funciona de forma regionalizada.

Diário do Ribeira

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS