23 de abril de 2024 - 03:46

HomeBRASILO que é cisgênero: Entenda o que significa o termo que Bolsonaro...

O que é cisgênero: Entenda o que significa o termo que Bolsonaro não soube responder à PF

Durante o depoimento à Polícia Federal, realizado na última quinta-feira (22), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não soube responder uma pergunta feita pelos agentes. Ouvido no âmbito da investigação sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado, de acordo com informações do colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles, ele não soube responder ao delegado se era uma pessoa cis (cisgênero) já que não tinha ideia do significado da palavra.

Afinal, o que é cisgênero?

O termo “cis” vem do latim e significa “do mesmo lado”. Uma pessoa cisgênero é alguém que se identifica com o sexo que lhe foi atribuído ao nascer. Por exemplo, se ao nascer este alguém foi definido como homem, e ao crescer seguiu se identificando como homem, ele é cisgênero, como é o caso de Bolsonaro.

Ou seja:

Homem cisgênero é aquele que ao nascer foi designado como homem e se identifica com o sexo de nascimento (masculino);
Mulher cisgênero é aquela que ao nascer foi designada como mulher e se identifica com o sexo de nascimento (feminino).

Por que a pergunta foi feita?

Faz parte da nova determinação do governo federal. A Polícia Federal foi orientada e passou a englobar os termos “cisgênero” e “transgênero” à relação das informações pessoais que são registradas dos indivíduos durante depoimentos, seja de testemunhas ou de investigados. Estas classificações são usadas de modo formal em oitivas e documentos oficiais.

A identificação também abrange o campo “orientação sexual”, com  categorias como “heterossexual” e “homossexual” para classificar os depoentes.

O que é o termo transgênero?

De modo contrário ao cisgênero, as pessoas trans são aquelas que não se identificam com o sexo que lhe foi atribuído ao nascer. Portanto:

Homem transgênero é a pessoa que ao nascer foi designada como do sexo feminino, mas se identifica como homem;
Mulher transgênero é a pessoa que ao nascer foi designada como do sexo masculino, mas se identifica como mulher.
Apesar de fazer parte da sigla LGBTQIAP+, o termo trans (T) em nada tem a ver com orientação sexual. Uma pessoa trans pode ter atração sexual pelo mesmo sexo que se identifica, pelo sexo oposto ou por ambos.

Diário do Ribeira / Grupo Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS