6 de maio de 2024 - 11:16

HomeDESTAQUES DO DIASaiba quais são as novas modalidades das Olimpíadas em 2024

Saiba quais são as novas modalidades das Olimpíadas em 2024

Os jogos Olímpicos proporcionam o maior evento esportivo em todo o mundo. As Olímpiadas de 2024, em Paris, na França, serão a grande oportunidade do Comitê Brasileiro mostrar sua força em diversas modalidades.  Ao todo, as Olimpíadas de Paris terão 48 modalidades e 32 esportes.

Quais são as novas modalidades?

Comparando com Tóquio 2020, as novidades serão o breaking dance e a canoagem slalom extremo. Já beisebol, softbol e caratê deixam a competição.

1. Breakdance:

É uma dança urbana que surgiu nos anos 1970 nas comunidades afro-americanas e latinas do Bronx, em Nova York.
É caracterizada por movimentos acrobáticos, giros e freezes, realizados ao som de hip-hop.
A modalidade terá competições masculina e feminina, com 16 B-Boys e 16 B-Girls disputando medalhas.

2. Canoagem slalom extremo:

É uma modalidade da canoagem que combina velocidade, técnica e adrenalina.
Os atletas descem corredeiras artificiais com obstáculos em alta velocidade, em caiaques individuais.
A modalidade também terá competições masculina e feminina, com 12 canoístas em cada categoria.

Quando começam as Olímpiadas 2024?

O torneio se inicia em 26 de julho e vai até 11 de agosto.

Esperanças de medalhas para o Brasil

O skate, com Rayssa Leal, é uma das principais esperanças de medalhas para o Brasil. Ginástica artística (com Rebeca Andrade) e o surfe também despontam como opções bem possíveis para se juntarem ao quadro de medalhas brasileiro.

A decepção fica por conta do vexame da seleção brasileira pré-olímpica de futebol, que não conseguiu sequer se classificar para os jogos olímpicos. Portanto, a seleção medalha de ouro em 2016 e 2020 não estará nem na disputa em 2024.

Outras novidades

A escalada esportiva terá uma nova modalidade: velocidade – dois atletas escalam lado a lado uma parede de 15 metros e o primeiro a chegar ao topo vence, avançando na competição.
O skate terá uma nova prova: park – Nessa modalidade a pista é oca com uma série de curvas sinuosas. Os atletas devem realizar três voltas de 45 segundos e a melhor conta como a pontuação final da rodada. Cinco juízes dão notas de zero a 100 pontos.
A vela terá uma nova classe: kiteboarding. – modalidade que utiliza uma pipa (conhecida como kite) e uma prancha com ou sem alças (para os pés) e as manobras acontecem a partir dessa dinâmica.
O tiro esportivo terá uma nova prova: tiro misto por equipes – que será disputado de forma conjunta entre homens e mulheres.

Diário do Ribeira / Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS