29 de fevereiro de 2024 - 01:24

HomeDESTAQUES DO DIALideranças quilombolas de Eldorado são recebidas em audiência na Secretaria de Educação...

Lideranças quilombolas de Eldorado são recebidas em audiência na Secretaria de Educação para protestar contra o fechamento da ETEC do Quilombo André Lopes em audiência solicitada pelo Deputado Simão Pedro

Nesta quinta-feira (07), lideranças dos quilombos Sapatú, André Lopes, Galvão, Ivaporunduva e Ostras, estiveram na Secretaria de Estado de Educação teve um novo capítulo com a audiência solicitada pelo Deputado Simão Pedro com o Secretário Executivo da Seduc, Sr. Vinicius Neiva.

Na última segunda-feira, aconteceu uma forte manifestação no Quilombo André Lopes em Eldorado SP para reivindicar revogação do Decreto de fechamento da ETEC Quilombo André Lopes e não remanejamento da EE Maria Antonia Chules Princesa para o local.

As comunidades fizeram protestaram após serem surpreendidos com a decisão da direção regional da Seduc, de transferir as turmas de alunos que, desde 2005, frequentam a Escola Estadual Maria Antônia Chulés Princesa, para o prédio da ETEC, que o governo estadual resolveu fechar e que funciona desde 2011. A ideia é transferir o prédio da escola estadual para a prefeitura que intenta fechar as escolas municipais das comunidades quilombolas e concentrar os alunos neste prédio da escola estadual. Tudo isso sem qualquer consulta ou diálogo com as pais, alunos e lideranças quilombolas.

Participaram da audiência Deputado Estadual Simão Pedro. As lideranças comunitárias: Misael Henrique Rodrigues Dos Santos Elson Alves da Silva (Ivaporunduva), Adilson Oliveira Silva (André Lopes), Ivo Rosa (Sapatu), Tânia Heloísa de Moraes (Galvão) e Misael Rodrigues (Ivaporunduva). Também estiveram presentes os representantes dos mandatos dos deputados Paulo Fiorilo, Mandato Feminista, Leci Brandão e Nilto Tatto.

Diante da reivindicação, o secretário se comprometeu a suspender a decisão da diretoria de ensino, reiniciar o ano letivo na escola estadual e foi marcada nova reunião no dia 26/02 no Quilombo André Lopes para apresentar novas propostas de ensino profissionalizante concomitante ao ensino médio às lideranças locais.

Diário do Ribeira 

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS