29 de fevereiro de 2024 - 03:12

HomeDESTAQUES DO DIASeis mortes são registradas em nova fase da Operação Escudo

Seis mortes são registradas em nova fase da Operação Escudo

Desde a última sexta-feira (2), três dias depois do assassinato do policial Samuel Wesley Cosmo, a nova fase da Operação Escudo na Baixada Santista já totaliza seis mortes ocorridas em confrontos envolvendo a polícia.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), no fim de semana, além das duas mortes por tiro após o policial ser baleado, mais quatro ocorrências foram registradas de morte por intervenção policial.

O PM Cosmo foi baleado no rosto enquanto realizava um patrulhamento de rotina na Praça José Lamacchia, no Bom Retiro. O soldado foi levado à Santa Casa de Santos mas não resistiu e faleceu no local.

No mesmo dia do crime, três suspeitos foram detidos na Rodovia Anchieta-Imigrantes, dois de 24 anos e um de 22 anos. Dentro do automóvel, foi encontrado uma pistola calibre 9mm municiada, quatro celulares, cartões bancários e um comprovante de transferência bancária de R$ 96 mil. Segundo a SSP, no entanto, não se pode afirmar o envolvimento deles na morte do policial.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em nota, lamentou as mortes e se colocou à disposição do Governo do Estado de São Paulo e dos demais Estados para colaboração na revisão dos protocolos de intervenção policial e uso de força.

O Secretário Estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, informou por meio de suas redes sociais, que a operação de inteligência para desarticular o crime organizado seguirá na Baixada.

Diário do Ribeira / Grupo Gazeta SP

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS