19 de abril de 2024 - 18:00

HomeDESTAQUES DO DIAOs Cuidadores das Águas do Ribeira promovem defesa da Mata Ciliar

Os Cuidadores das Águas do Ribeira promovem defesa da Mata Ciliar

O curso “Cuidadores das Águas do Ribeira” encontra-se na fase das intervenções socioambientais educadoras, no território da bacia do Rio Ribeira de Iguape. O Curso é realizado pelo FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental e conta com apoio financeiro do CBH-RB / FEHIDRO.

O FunBEA, em suas formações em Educação Ambiental, incorpora as intervenções socioambientais em sua proposta metodológica, uma práxis pedagógica, na qual parte-se de uma realidade vivida, ou seja, da ação, para a reflexão crítica e posteriormente uma nova ação.

No dia 18 de abril de 2023, os cursistas fizeram uso da tribuna popular da Câmara Municipal de Eldorado SP em defesa da Mata Ciliar do Rio Ribeira de Iguape.

Busca-se nas intervenções educadoras, ultrapassar os limites da pontualidade das ações, através de uma perspectiva de educação ambiental que, em sua práxis, sensibilize, promova a identidade local e os sentidos de pertencimento; que estimule a reflexão sobre determinada problemática socioambiental, em tempos que os efeitos das mudanças climáticas se fazem sentir. Para além do sentir e refletir, procura-se a ação, o engajamento de cada ser e de cada comunidade na participação democrática na busca de alternativas e soluções para tais problemas.

A intervenção foi idealizada pelos cursistas Profº Lélis Ribeiro, Profº Menevaldo Pinto Cunha e Meraldo Pinto Cunha, e conta com a participação de alunos e professores das escolas onde lecionam, em que foram realizadas as atividades de sua preparação, durante o mês de março.

Na Tribuna Popular solicitaram a colaboração do PODER PÚBLICO municipal na elaboração de políticas públicas que estimulem a conservação de nossos rios, inclusive para os produtores rurais, bem como a fiscalização e devida aplicação da lei no caso de infrações.
Além das duas intervenções já realizadas em Iporanga e Iguape, as Cuidadoras e Cuidadores das Águas do Ribeira promoverão ainda a realização de palestra sobre tecnologias sociais em saneamento básico e eventos artísticos no município de Tapiraí.
Convidamos você a se tornar um cuidador das águas do Vale do Ribeira.

Diário do Ribeira 

ULTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS